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Confira 5 dicas para proteger mais os seus documentos digitais

Cada vez mais é importante que as pessoas estejam vigilantes para garantir a segurança on-line

Da Redação

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Confira 5 dicas para proteger mais os seus documentos digitais
Icone Camera Foto por Antonio Borriello por Pexels
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.09.2023, 18:01:21 Editado em 12.09.2023, 18:01:19
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Ao mesmo tempo em que a tecnologia evolui e melhora a experiência dos usuários, criminosos mudam suas técnicas e meios para obter dados e, assim, realizar ações fraudulentas, como pedidos de dinheiro e acesso indevido a contas bancárias. Por esse motivo, é importante que as pessoas estejam cada vez mais vigilantes para garantir a segurança on-line.

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No caso dos documentos digitais, também é necessário ter atenção, ainda mais se tratar de algo que envolve dados particulares, como currículos, contratos, etc. A boa notícia é que existem maneiras de deixar esses arquivos mais protegidos, seja no próprio dispositivo ou na nuvem. Veja só!

Converta para PDF

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Quando um arquivo está em Word, ele pode ser facilmente editado, e o criador não ter o controle sobre o que foi alterado. Não é à toa que empresas e instituições de ensino solicitam que o envio de arquivos seja feito no formato PDF, para assegurar que aquelas informações são confiáveis e não podem sofrer mudanças no caminho.

Além do mais, esse formato é pequeno e não sobrecarrega o sistema de quem o abre. Aliás, quando há a conversão de Word para PDF, é como se o documento fosse compactado, já que pode ficar muito menor.

Considerando essas questões, é válido só enviar e salvar arquivos em PDF. Caso o usuário não tenha o Adobe instalado para fazer a conversão direta na própria máquina, basta usar um conversor on-line.

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Criptografe o arquivo

Para quem deseja criar uma camada extra de segurança, é interessante usar a criptografia, ou seja, proteger os documentos por meio de códigos. Na prática, o usuário não precisa criar nenhuma sequência, basta instalar ou ativar um programa que já faz isso automaticamente.

Ao criptografar uma pasta do computador, por exemplo, somente quem tiver a chave de acesso poderá visualizar o que há dentro dela. Ou seja, a criptografia é uma espécie de porta extra que só permite a entrada de quem tiver uma chave (senha).

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Dependendo da versão do Windows, é possível criptografar as pastas ou documentos de maneira simples. O usuário deve clicar com o botão direito sobre o que quer proteger e depois em propriedades. Ele vai ver que tem um botão “Avançado” e é nele que deverá clicar. Em seguida, já verá a opção de criptografia para proteger os dados.

Caso o usuário não veja essa opção ou ela não esteja disponível, ele pode usar uma ferramenta externa, como Bitlocker, AxCrypt, entre outras. Vale notar que a senha da criptografia deve ser guardada em um local seguro e que só o dono do arquivo tenha acesso.

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Utilize uma chave pública

Enquanto a criptografia é um tipo de chave privada, já que ninguém deve ter acesso, os certificados digitais são chaves públicas. Eles também criptografam os arquivos, porém, dessa vez, permitem que outras pessoas tenham acesso a eles, desde que comprovem a identidade.

Um exemplo bastante comum desse uso é na justiça brasileira. Os advogados devem enviar as petições com o certificado digital que possuem. Por esse motivo, somente outros advogados ou partes envolvidas conseguem ler todo o teor do documento, pois eles também terão uma chave privada (certificado).

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Atualmente, existem leis que requerem o uso desse recurso para empresas enquadradas no Lucro Presumido. É possível que no futuro próximo haja cada vez mais necessidade de ter uma chave privada para garantir segurança a troca de informações confidenciais.

Programe backups automáticos

Fazer backup significa criar uma cópia do arquivo em outro local, que pode ser físico ou até mesmo na nuvem. Caso o documento seja corrompido ou perdido (inclusive deletado), será possível recuperá-lo de maneira fácil.

Como é normal se esquecer de fazer backups, o ideal é programar para que eles sejam realizados com alguma frequência. Dessa forma, não há o risco de deixar passar essa ação tão importante. Sem contar que os backups frequentes já incluirão os novos arquivos que estiverem sendo criados.

Limite o acesso

Outra maneira de garantir mais segurança e evitar que dados confidenciais sejam vazados é limitar o acesso ao arquivo. Além de só enviar o documento a quem precisar dele, é possível categorizar nele próprio o tipo de acesso que terão, como somente leitura.

Ao enviar algo em anexo, também vale usar os recursos do e-mail. No Gmail, por exemplo, existe o modo confidencial que não permite que os destinatários encaminhem, copiem ou, até mesmo, fazem o download do arquivo.

Embora não seja possível ainda proteger 100% as informações que são compartilhadas na internet, há muitas maneiras de mitigar os riscos e evitar que os dados caiam nas mãos erradas. Usar chaves públicas e privadas, limitar o acesso e fazer backups com frequência são as principais medidas que podem ser tomadas por todos.

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