MAIS LIDAS
VER TODOS

ACORDO

Frigorífico fecha em definitivo e demite 150 funcionários em Apucarana

Acordo com MP estadual prevê que o endereço no Parque Bela Vista nunca mais poderá abrigar um frigorífico ou empreendimento similar

Da Redação

·
Local não poderá mais receber um frigorífico, segundo acordo
Icone Camera Foto por Arquivo/TN
Local não poderá mais receber um frigorífico, segundo acordo
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.08.2023, 10:17:02 Editado em 05.08.2023, 08:11:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Fórum do Trabalho de Apucarana (PR) formalizou nesta sexta-feira (4) a rescisão contratual de 150 trabalhadores do Frigorífico Sapatini (antigo Frigorífico União), localizado na Rua Deolindo Massambani, no Parque Bela Vista. A demissão em massa ocorreu por conta do fechamento em definitivo do empreendimento especializado no abate de bovinos por conta de problemas ambientais históricos no local. O acordo gira em torno de R$ 2 milhões, envolvendo verbas rescisórias, indenizações e fundo de garantia.

continua após publicidade

Segundo o advogado José Eduardo Wielewicki, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Apucarana, o fechamento do frigorífico atende aspectos ambientais, mas traz consequências dramáticas para os trabalhadores, que perderam os seus empregos.

As demissões ocorrem por conta de um acordo de fechamento permanente do frigorífico, firmado pela empresa com o Ministério Público (MP) estadual por conta de problemas ambientais. “Aquele local nunca mais poderá funcionar como um frigorífico”, assinala o advogado.

continua após publicidade

O acordo com o MP-PR foi feito há quatro anos e previa o fechamento definitivo do frigorífico em 36 meses, o que acabou ocorrendo agora em agosto de 2023. A unidade de Apucarana será levada para Nova Londrina. O frigorífico deixou a opção de transferência, mas a maioria dos trabalhadores optou pela rescisão. Dos 150 com contratos rescindidos, apenas 22 optaram em trabalhar na nova unidade.

O fechamento definitivo após problemas ambientais envolvendo o frigorífico. Por décadas, os moradores do Parque Bela Vista conviveram com reclamações, envolvendo desde o mau cheiro à poluição de nascentes da região. Foram várias empresas diferentes que funcionaram ao longo dos anos como frigorífico no endereço. Agora, esse tipo de empreendimento está proibido definitivamente, segundo o advogado.

Nesta sexta-feira, o Fórum do Trabalho ficou lotado para as audiências de rescisão. “Com o fechamento, o frigorífico procurou o sindicato para formalizar o acordo, que foi feito juntamente como Ministério Público do Trabalho e a Justiça do Trabalho. A homologação prevê , inclusive, indenização para demissão em massa”, acrescenta o advogado José Eduardo Wielewicki. O sindicato também é representado pelo advogado Vanderlei Carlos Sartori Junior.

continua após publicidade

O frigorífico tem como advogado o apucaranense Cirineu Dias, que ressalta o compromisso da empresa em honrar os direitos dos trabalhadores demitidos. "Vários frigoríficos fecharam em Apucarana e não pagaram os direitos dos trabalhadores. Além dos direitos, o frigorífico também vai pagar multa de R$ 1,8 mil por trabalhador pela demissão em massa. Não houve um real de prejuízo para os trabalhadores", ressalta.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

Deixe seu comentário sobre: "Frigorífico fecha em definitivo e demite 150 funcionários em Apucarana"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!