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Como não ter esgotamento mental e ser mais produtivo

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Como não ter esgotamento mental e ser mais produtivo
fonte: Pixabay

"Estude, enquanto eles dormem.Trabalhe, enquanto eles se divertem. Lute, enquanto eles descansam. Depois viva o que eles sonharam.” Começo o texto com essa frase, porque precisamos falar sobre isso.

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Estamos vivendo uma ondas de coachs, de foco, produtividade, empreendedorismo sem precedentes. LinkedIn e outras redes sociais, propagam “propagandas” de pessoas extremamente focadas, que correm 48km, enquanto leem livros, tem três empregos e falam 25 línguas. Faca na caveira. Só que não.

O que vai acontecer com você, se você tiver como mantra a frase que abre o texto, é desenvolver uma bela de uma Síndrome de Burnout. Também chamada de Síndrome do esgotamento profissional, a Síndrome de burnout foi assim denominada pelo psicanalista alemão Hebert J. Freudenberger em 1974. Trata-se de um distúrbio psicológico que se caracteriza pelo estado de tensão emocional e estresse provocados por condições de trabalho desgastantes.

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O número de pessoas afetadas por burnout é cada vez maior, um estudo realizado pela agência Gallup com quase 7.500 empregados, constatou que 23% dos funcionários relataram sentir-se esgotados no trabalho com frequência ou sempre. Já 44% relataram sentir o esgotamento às vezes. Estamos falando de uma doença mental, e não de “frescura”.

Ao invés de romantizar o trabalho excessivo, nesse texto, vou te propor a um foco “excessivo" na sua higiene mental. Pensar, planejar em como você vai se divertir, também deveria ser uma preocupação sua. Somente sua. 

Todos queremos evoluir na carreira, sabemos que para evoluir depende parte de como você entrega o trabalho, e de como você aumenta seu repertório (com leitura, livros, cursos etc). Por isso, chamo a sua atenção para criar um planejamento do seu tempo fora da empresa. Focar excessivamente em aumentar seu repertório, vai ter deixar com um cérebro cansado, e por outro lado, sem atençao, reciprocidade, famílias e amigos podem desistir de você. Sem essas duas coisas - cérebro e família/amigos - você não vai a lugar nenhum. Claro,  para um hospital você conseguirá.

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Ainda dá tempo de mudar. Poderia enumerar centenas de dicas de como fazer uma higiene mental, mas, vou lançar algumas ideias para você pegar e já começar a aplicar. O importante é que você as utilize:

Pare de responder whatsapp fora do expediente; 

Esteja 100% do tempo no trabalho, quando no trabalho e 100% do tempo fora do trabalho, quando fora; 

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Leia romances, ficção e assiste séries despretensiosamente; 

Se exercite, se movimente, levante a bunda do sofá;

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Converse, permita-se falar sobre assuntos aleatórios;

Escute música, monte sua playlist de descompressão;

Medite, vá até a igreja, conecte-se com uma força superior, cuide do seu lado espiritual.

Já sabe, quando você vir aquela famigerada frase, complete com “durma, enquanto eles estudam; se divirta, enquanto eles trabalham; descanse, enquanto eles lutam; Viva, enquanto eles estão com síndrome de burnout ou infartando. Take it easy!

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