blog do Eliezer

O que ler em 2023: 5 livros que vão te fazer entender melhor o mundo

Lendo, exercitamos nossa imaginação, expandimos nosso vocabulário, fazemos novas conexões entre nossos neurônios

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
O objetivo da leitura, deve ser trazer novas emoções e se divertir
fonte: Pixabay- ilustração
O objetivo da leitura, deve ser trazer novas emoções e se divertir

É inegável a importância da leitura para nosso desenvolvimento intelectual e consequentemente, pessoal e profissional. Lendo, exercitamos nossa imaginação, expandimos nosso vocabulário, fazemos novas conexões entre nossos neurônios. Mas, acho que já está bom essa lista para te convencer que você deve ler mais em 2023. 

continua após publicidade

Sem pressão, sem metas exageradas. Leia aquilo que te faz bem. O objetivo da leitura, deve ser trazer novas emoções e se divertir. Pensando nisso, fiz uma lista com os melhores livros que eu li em 2022, para você ler em 2023. Aproveite.

1 - Sobre a escrita (Stephen King) 

Disposto a aprender a escrever melhor, decidi aprender com quem sabe. Comprei esse livro, uma autobiografia escrita pelo autor de obras como “Carrie, a estranha” e “O iluminado” e que grata surpresa. Em um capítulo, ele fala como escrever com um estilo próprio, porém, saber da vida dele, da infância, ao casamento e a criação dos filhos e de como ele se tornou, de operário que trabalhava em uma lavanderia industrial ao sucesso absoluto foi uma jornada de leitura muito agradável… o sentimento é de que ele está contando a você, em um bate papo “tête-à-tête”. Livro curto e gostoso de ler;

continua após publicidade

2 - A revolução dos bichos (George Orwell)

Esse livro é uma fábula e como toda, traz uma reflexão e nesse caso, uma bem profunda: qual o fim de regimes totalitários, que pregam a igualdade, a distribuição igualitária de capital, o controle dos meios de produção, um estado com poder absoluto, se não, subjugar a população, despersonaliza-las e criar uma elite política que usufruiu do que a população não tem o mínimo acesso? Como diria o autor,”(…) todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros(…)”. 

Se você não quer ler pela reflexão política-econômica, leia pela incrível escrita, se tivéssemos uma revolução em uma fazenda, quem seriam os animais que seriam os líderes? Leia e descubra!;

3 - A sociedade do cansaço (Byung-Chul Han)

O supra sumo da minha coleção de livros não ficção/filosofia. Simplesmente, um retrato do que estamos vivendo atualmente. Produtividade, foco, frases motivacionais, livros cheio de clichês de auto ajuda… essas são palavras que vemos o tempo inteiro. Você precisa ler para ser uma profissional melhor, precisa correr para ser um profissional melhor, no trabalho precisa ser multitasking, precisa assistir somente filmes que trazem uma lição, prazer por prazer? nem pensar! 

continua após publicidade

É nesse ponto que o filósofo coreano toca, estamos vivendo uma era de problemas psicológicos, justamente porque estamos cansados! Estamos ficando irracionais, já que o que separa o ser humano de um animal irracional, é justamente o fato de contemplar. Estar o tempo inteiro em alerta, te faz ter reações automáticas.  O autor me fez repensar toda a minha maneira de cuidar da minha vida profissional e pessoal, inclusive, influenciou nos livros que estou lendo em 2023. Leia e não irá se arrepender; 

4 - O almanaque (Navil Ravikant)

A primeira vez que vi este livro, achei um tanto quanto presunçoso, um livro com dicas sobre todos os aspectos da vida: profissional, financeira, saúde e relacionamento. Comprei por curiosidade e foi uma surpresa positiva.

Realmente, existem dicas factíveis para esses aspectos da vida e o autor, é um descendente de imigrantes indianos, que mora nos Estados Unidos, conseguiu estudar em uma faculdade da Ivy League, se tornou um empreendedor de sucesso e fez muito dinheiro no Vale do Silício. Parece meio forçado, mas os conselhos são aplicáveis, não existe nenhuma fórmula mágica, o livro tem um tom mais filosófico, do que dicas para ficar milionário. O autor tem uma pegada mais estoica e te faz refletir em bastantes aspectos da vida. É um livro para reler e sempre ter por perto;

continua após publicidade

5 - A world without work (Daniel Susskind) 

Esse foi um livro que eu achei em inglês mais fácil do que em português. Precisava treinar meu inglês (espero que meu professor esteja lendo isso), então matei dois coelhos com uma cajadada só (talvez eu possa ser cancelado por essa expressão). Este é realmente um bom livro, na verdade, merece um artigo somente para falar sobre ele, basicamente o autor, mostra como os avanços com a inteligência artificial, paulatinamente, vai tornando algumas profissões obsoletas e como isso será acelerado ao longo do tempo. E o que os governos, empresas, irão fazer a este respeito. Empregos mudam de formato, precisamos nos reinventar ao longo da vida, empregos estão cada vez mais geograficamente distantes dos locais de origem. O mais interessante, é que o autor traça uma perspectiva geral sobre esse mundo sem trabalho, mas nós que estamos vivendo o fenômeno, muitas vezes não percebemos que isto está acontecendo. 

Sei que são 5 livros, mas aqui estão leituras para o primeiro semestre de 2023! Reforçando mais uma vez, a leitura precisa ser seu momento de descompressão, de contemplação ou porque não, higiene mental. Escolha nesta lista, um livro que pode te trazer isto e boa leitura!

Quer conversar mais sobre livros? me segue lá no instagram @eliezershigueo

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News