MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Ivaiporã: atenção farmacêutica garante uso correto de medicamentos

A atenção farmacêutica é uma relação direta do farmacêutico com o paciente, auxiliando o controle do uso de medicações

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.04.2024, 17:35:22 Editado em 16.04.2024, 17:35:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Dando sequência ao atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e ao aprimoramento da organização da distribuição de medicamentos, o farmacêutico bioquímico da Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã, Fabiano Ricardo da Silva, e a agente de saúde, Nívea Maria Garcia, foram à casa de pacientes instruir a administração de medicamentos, aferir pressão arterial e realizar teste rápido de glicose.

continua após publicidade

A atenção farmacêutica é uma relação direta do farmacêutico com o paciente, auxiliando o controle do uso de medicações. O atendimento clínico farmacêutico iniciou em 2023 com visita às pessoas que enfrentam dificuldades no uso adequado da medicação. O objetivo é criar planos personalizados para cada paciente, orientando sobre a correta administração dos medicamentos prescritos. Isso inclui desde a orientação sobre o uso de insulinas em pacientes diabéticos a medicamentos para controle da hipertensão.

- LEIA MAIS: Papa oficializa Nossa Senhora de Lourdes como padroeira da Diocese

continua após publicidade

“A nossa assistência farmacêutica visa garantir a qualidade do uso dos medicamentos. Desta forma, reduz filas e desperdícios, contribui para uma melhor saúde dos pacientes e uma gestão mais eficiente dos recursos da rede municipal de saúde”, afirmou Fabiano Silva.

A atuação do farmacêutico vai além de simplesmente entregar os medicamentos. “É um papel fundamental na orientação sobre posologia, horários, interações medicamentosas e o armazenamento adequado dos produtos. Essa abordagem personalizada tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, evitando complicações decorrentes do uso inadequado de medicamentos”, esclareceu Fabiano Silva.

Nívea Maria Garcia relatou a experiência. “Vamos à casa dos pacientes que têm dificuldades com a medicação. É um trabalho crucial para garantir que tomem os medicamentos corretamente e mantenham saúde em dia”, contou a agente de saúde.

A iniciativa demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Ivaiporã em oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos usuários do SUS, colocando o farmacêutico como um verdadeiro parceiro na promoção da saúde dos pacientes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã: atenção farmacêutica garante uso correto de medicamentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!