MAIS LIDAS
VER TODOS

AGRICULTURA FAMILIAR

IDR, Seab e Prefeitura de Ivaiporã realizam oficina "PNAE Orgânico"

“Vamos tornar a região respeitada e conhecida pela produção orgânica" enfatizou Vitória Holzmann chefe do NR da Seab de Ivaiporã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.04.2023, 16:23:02 Editado em 18.04.2023, 16:22:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O engenheiro agrônomo e o coordenador de projetos do IDR-Paraná de Ivaiporã, Paulo Henrique Lizarelli e Jairo Brietzke, chefes dos Núcleos Regionais da Seab de Ivaiporã e Pitanga, Vitória Holzmann e José Guilherme Camilo, e o diretor do Departamento de Agricultura da Prefeitura de Ivaiporã, Carlos Oliveira, se reuniram com representantes de 8 organizações da Agricultura Familiar para debater sobre PNAE Orgânico (Programa Nacional de Alimentação Escolar), na segunda-feira, dia 17 de abril.

continua após publicidade

A oficina visou informar e motivar o cumprimento da Lei 16.751/2010, que estabeleceu a alimentação escolar orgânica na rede estadual de ensino – regulamentada pelo Decreto 4.211/2020, colocando a implantação como responsabilidade da Seab e Secretaria de Estado da Educação.

- LEIA MAIS: Arapongas realiza Pré-Conferência de Assistência Social nesta quinta

continua após publicidade

Os objetivos foram apresentar às organizações da Agricultura Familiar a Lei 16.751/2010; realizar diagnóstico sobre a entrega de alimentos orgânicos; orientar a criação de planos de negócio; e discutir políticas públicas entre os 12 municípios representados, associações, cooperativas, conselhos técnicos ligados à área, técnicos e extensionistas.

100% em 2030

Conforme o Governo do Estado a meta é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos até chegar a 100% da merenda na rede pública estadual em 2030. Parte da produção virá da agricultura familiar.

Vitória Holzmann disse aos representantes de municípios, associações, cooperativas, técnicos e extensionistas que se tratava de uma oportunidade de manter a alimentação escolar com produtos regionais. “Vamos tornar a região respeitada e conhecida pela produção orgânica. Mas é necessário criar projetos na área de hortifrutis ou de origem animal”, informou Vitória Holzmann.

Carlos Oliveira explicou que os grupos fizeram um diagnóstico sobre a entrega de alimentos orgânicos, que será encaminhado ao Comitê Gestor do Plano de Introdução Progressiva dos Alimentos Orgânicos na Alimentação Escolar. O colegiado assessora os secretários da Educação, Agricultura e do Abastecimento no trabalho de formular, gerir e fiscalizar as políticas públicas que visam suprir a totalidade da alimentação escolar com produtos orgânicos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "IDR, Seab e Prefeitura de Ivaiporã realizam oficina "PNAE Orgânico""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!