MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Centros municipais atendem pacientes com Covid na região

Até sexta-feira (11), 12 pacientes diagnosticados com coronavírus estavam internados em hospitais de pequeno porte ou centros de tratamento da doença em três municípios pertencentes a 16ª Regional de Saúde. Um deles, morador de Faxinal, aguardava vaga

Da Redação

·
Jandaia do Sul também conta com um Centro de tratamento da Covid-19, instalado no Centro de Convivência Municipal, com 10 leitos possibilitando o internamento ambulatorial de pacientes não graves que necessitam de oxigênio.
Icone Camera Foto por Divulgação
Jandaia do Sul também conta com um Centro de tratamento da Covid-19, instalado no Centro de Convivência Municipal, com 10 leitos possibilitando o internamento ambulatorial de pacientes não graves que necessitam de oxigênio.
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.06.2021, 08:00:00 Editado em 11.06.2021, 19:59:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Até sexta-feira (11), 12 pacientes diagnosticados com coronavírus estavam internados em hospitais de pequeno porte ou centros de tratamento da doença em três municípios pertencentes a 16ª Regional de Saúde. Um deles, morador de Faxinal, aguardava vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em um dos hospitais de referência que estão com capacidade de atendimento limitada por conta do avanço no número de casos.

continua após publicidade

Segundo a secretaria de Saúde do município, o paciente necessita de hemodiálise e está internado na ala do Pronto Atendimento Municipal (PAM). A unidade dispõe de seis leitos para pacientes com Covid e permite internamento de casos de baixa complexidade. A prefeitura estuda a possibilidade de implantar um centro de atendimento exclusivo para a doença com mais leitos já que o hospital municipal está fechado para reforma e ampliação.

“Diante dessa taxa de ocupação elevada nos hospitais de referência da região, estudamos possibilidade de criar um centro de atendimento exclusivo para coronavírus”, reitera o secretário Fernando Decarle de Campos.

continua após publicidade

Em Borrazópolis, cinco pacientes diagnosticados com coronavírus estavam internados no Hospital Municipal, que atualmente funciona no prédio da Unidade Básica de Saúde Maria Florêncio Paulino enquanto a reforma do prédio oficial da instituição de saúde. Atualmente são 8 leitos para pacientes com Covid-19.

“Como o hospital está em reforma a gente faz o atendimento na UBS. É uma estrutura precária, pois a unidade foi construída para atenção primária e teve que ser adaptada para atender urgência e emergência do hospital”, informa o secretário de Saúde Marcos Felipe Cetra Piva.

O município também conta com um Centro de Tratamento de Enfrentamento da Covid-19 que funciona nas dependências do Clube da Cultura com oito leitos para pessoas diagnosticadas com o vírus. Contudo, não é possível o internamento de pacientes porque o centro não disponibiliza equipe médica 24 horas no local. Para tanto, existe a intenção de transformar o centro em um hospital de campanha, até para suprir a demanda do hospital municipal, enquanto a reforma não sai.

continua após publicidade

“A prefeitura e a secretaria de Saúde estão trabalhando na transposição de recursos do Governo Federal da ordem de R$ 375 mil para viabilizar o hospital de campanha para Borrazópolis”, assinala.

Jandaia do Sul também conta com um Centro de tratamento da Covid-19, instalado no Centro de Convivência Municipal, com 10 leitos possibilitando o internamento ambulatorial de pacientes não graves que necessitam de oxigênio. Até sexta, seis pessoas estavam internadas na unidade. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Saúde Tadeu Rocco, o centro faz a triagem dos pacientes e direciona ao atendimento. “Se for caso de internação já fica no local. Quando é caso grave a equipe já busca o leito nos hospitais de referência e o paciente é encaminhado”, informa.

Em Marilândia do Sul também os pacientes com Covid são atendidos em uma UBS. A triagem é feita no lado externo da unidade em tendas ao ar livre, para evitar aglomeração. O estabelecimento de saúde disponibiliza seis leitos para pacientes com coronavírus sendo cinco camas para observação e uma sala específica para emergência, com equipe formada por médico, dois enfermeiros, um técnico de enfermagem e duas ambulâncias e motoristas. “Porque não é um internamento não somos unidade de central de leitos. Todos os municípios pequenos estão se preparando para ficar em observação. Estão equipando suas unidades, para ter pelo menos o suporte básico. Um paciente que não precisa de um procedimento mais evasivo”, informou a secretária de Saúde Maria Berçaline.

continua após publicidade
continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Vale do Ivaí

    Deixe seu comentário sobre: "Centros municipais atendem pacientes com Covid na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!