MAIS LIDAS
VER TODOS

Curiosidade

A maior flor do mundo pesa 10 quilos e cheira cadáver

No dia, 7 de janeiro, nasceu a Rafflesia tuan-mudae, a maior flor do mundo que foi classificada até agora. A flor que desperta a curiosidade de seus amigos tem 111 centímetros de diâmetro e nasceu na primeira semana de 2020, na área de conservação da natu

Da Redação

·
A maior flor do mundo pesa 10 quilos e cheira cadáver
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.07.2020, 17:17:46 Editado em 06.07.2020, 17:17:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No dia, 7 de janeiro, nasceu a Rafflesia tuan-mudae, a maior flor do mundo que foi classificada até agora. A flor que desperta a curiosidade de seus amigos tem 111 centímetros de diâmetro e nasceu na primeira semana de 2020, na área de conservação da natureza de Maninjau, na ilha de Sumatra, na Indonésia. Durante a floração, a planta desprende um odor repugnante de carne podre, semelhante ao de um cadáver, para atrair as moscas que a polinizam.

continua após publicidade

Essa flor parasita, que parece um cogumelo gigante, tem uma vida de quatro a cinco dias antes de murchar. Possui cinco pétalas avermelhadas, nenhuma folha, pesa mais de 10 kg e é quatro centímetros maior do que a encontrada na mesma planta hospedeira em 2017. Aina S. Erice, autora de El Libro de las Plantas Olvidadas (O livro das plantas esquecidas, Grupo Planeta, 2019) e bióloga especializada no reino vegetal, explica que esse tamanho descomunal se deve à saúde da planta da qual se aproveita, geralmente do gênero Tetrastigma, uma espécie que cresce apenas em florestas do sudeste da Ásia. A planta não produz clorofila e rouba os recursos da hospedeira, por meio de uma transferência de seu material genético, para se desenvolver. “Formar uma flor desse tamanho é muito custoso. Desconheço se existe um limite, mas sei que ao mesmo tempo mudaria muito a existência da planta e já não seria viável”, comenta.

A cientista precisa que esses órgãos solitários se formam em ambientes “extremamente diversos”, em ecossistemas de floresta ainda inexplorados em comparação com as zonas do Mediterrâneo. Outra das curiosidades que Erice conta é que elas descendem da família de flores da ilha de Páscoa, que são pequenas e vermelhas. “É uma linha evolutiva impressionante com um desvio brutal e acredito, além disso, que é um dos exemplos de gigantismo mais extremos no reino vegetal”, confessa.

continua após publicidade

A história da descoberta

As 39 flores da espécie Rafflesia têm uma história que remonta aos séculos XVIII e XIX e se dividem em dois caminhos que fizeram a ciência avançar em paralelo: a viagem de Louis Auguste Deschamps, um botânico francês membro de uma expedição científica à Ásia e o Pacífico em 1797 e a descoberta dos britânicos Joseph Arnold e sir Stamford Raffles em 1818.

No entanto, em uma época de guerras e conquistas, as amostras do curioso espécime obtidas pelos franceses foram confiscadas pelos britânicos, como conta Peinado em seu blog Sobre Esto y Aquello. Em 1954, o Museu de História Natural de Londres divulgou todas as informações que haviam ficado na sombra. O curioso espécime era uma Rafflesia Patma. Mas sua prima, a Rafflesia Arnoldi, apesar de ter sido encontrada mais tarde, foi reconhecida e descrita oficialmente em 1821 por Robert Brown, um botânico escocês formado na Universidade de Edimburgo.

Com informações; El País.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Revista UAU!

    Deixe seu comentário sobre: "A maior flor do mundo pesa 10 quilos e cheira cadáver"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!