MAIS LIDAS
VER TODOS

Região

Produtores tem até o dia 30 para vacinar bovinos contra febre aftosa

O governo do Estado lançou a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Todos os rebanhos com bovinos e búfalos, independente de idade, deverão ser vacinados. No Paraná, são 9,5 milhões de animais, na regional da Adapar de Ivaiporã, que tem

Da Redação

·
Produtores tem até o dia 30 para vacinar bovinos contra febre aftosa
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.11.2017, 08:19:00 Editado em 06.11.2017, 08:25:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo do Estado lançou a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. Todos os rebanhos com bovinos e búfalos, independente de idade, deverão ser vacinados. No Paraná, são 9,5 milhões de animais, na regional da Adapar de Ivaiporã, que tem área de abrangência de 21 municípios do Vale do Ivaí e da região central a previsão é vacinar aproximadamente 700 mil cabeças.
A primeira etapa ocorreu em maio. Todos os animais, independente de terem ou não sido vacinados, terão que tomar a dose da vacina até o dia 30 de novembro. A médica veterinária Maria Andreola, do escritório regional de Ivaiporã da Adapar diz que a expectativa é atingir 100% do rebanho e para isso a fiscalização e acompanhamento nas propriedades será intensificado.
A veterinária explica que a aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. “A vacinação e a comprovação são obrigatórias e estão previstas em legislação estadual”, lembra Maria Andreola.
Quem não vacinar e/ou não comprovar a vacinação será multado de acordo com o número de cabeças não vacinadas, mas com um valor mínimo de 10 UPFs (Unidade Padrão Fiscal do Estado), que equivale a R$ 96,94. A comprovação da vacina deverá ser feita através do site www.adapar.pr.gov.br.

Febre Aftosa
 
A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entram em contato com os animais doentes.

 

 

 

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Região

    Deixe seu comentário sobre: "Produtores tem até o dia 30 para vacinar bovinos contra febre aftosa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!