MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lira: 'não é possível burlar lei' para dar transparência ao orçamento secreto

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (26) que não seria possível cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de apresentar os nomes dos parlamentares que indicaram verbas via emendas de relator-

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2021, 12:47:00 Editado em 26.11.2021, 12:52:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira (26) que não seria possível cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de apresentar os nomes dos parlamentares que indicaram verbas via emendas de relator-geral ao Orçamento. Lira justificou que a lei não previa esse tipo de transparência.

continua após publicidade

"Não podemos burlar a lei para responder a um questionamento que não é possível de ser feito", declarou Lira em entrevista à Jovem Pan.

Ainda segundo o presidente da Câmara, as chamadas emendas RP9 existem desde 1988, mas só foram classificadas como emendas de relator em 2019 para dar mais transparência às indicações do relator-geral em todos os ministérios. "Para que o Congresso tivesse mais visualização, para que a imprensa tivesse mais visualização, para que a sociedade pudesse acompanhar".

continua após publicidade

Para Lira, denominar essa dinâmica de "orçamento secreto" é injusto. "As emendas do relator-geral - e essa adjetivação de secreto é muito injusta - acontecem desde 1988 e ninguém nunca levantou polêmica sobre a execução das emendas de relator-geral porque ninguém as conhecia. Todos os relatores-gerais, de 88 para cá, fizeram o orçamento da União com autorização legislativa", disse.

"A emenda é do relator-geral, ela não é de outro parlamentar. A solicitação que deve ter havido de um parlamentar, de um governador, de uma entidade filantrópica, ela fica como solicitação. A partir do momento que o relator insere no sistema, a emenda é dele. Não há previsão legal para ter outra identificação", completou, reforçando que a legislação não exigia a identificação dos parlamentares que pediram ao relator a liberação de verbas.

O STF ordenou ao Congresso informar quem indicou emendas de relator, que deram origem ao chamado orçamento secreto, esquema de distribuição de recursos orçamentários em troca de apoio ao governo revelado pelo Estadão. Um ato assinado pelos presidentes da Câmara e do Senado, entretanto, diz que os nomes só serão divulgados daqui para frente porque não há informações sobre solicitações feitas no passado.

continua após publicidade

Lira defendeu ainda que, se o Supremo barrar de vez as emendas RP9 - a Corte vai julgar o mérito dessas emendas -, causará um problema de transparência porque a indicação e execução dos recursos ficaria restrita somente ao Poder Executivo.

PEC dos Precatórios

O presidente da Câmara afirmou acreditar na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios pelo Senado no dia 30 de novembro e criticou a politização do assunto.

"Não podemos 'instabilizar' mercado, bolsa, juros futuros, pessoas passando fome, por uma politização de 2022. Não há outra justificativa que não a politização do tema. Isso é inadmissível."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lira: 'não é possível burlar lei' para dar transparência ao orçamento secreto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!