MAIS LIDAS
VER TODOS

Confira

Turismo longe do mar: trilhas, montanhas e cachoeiras são opções do PR

Um combo perfeito para fazer a alegria dos turistas na temporada de verão além da praia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2024, 11:16:14 Editado em 05.01.2024, 11:16:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ilha do Mel, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Morretes e Antonina. É inegável a beleza natural do Litoral. Praias limpas e seguras, com um mar em ótimas condições de balneabilidade, e atrações culturais. Um combo perfeito para fazer a alegria dos turistas na temporada de verão. Mas há também passeios incríveis pelo patrimônio natural da região que vão além da faixa de areia.

continua após publicidade

O Instituto Água e Terra (IAT) administra no Litoral cinco Unidades de Conservação (UCs) que estão abertas à visitação do público. Esses complexos ambientais com montanhas, trilhas e cachoeiras ajudam o veranista a se divertir, conhecer melhor o ecossistema local e colaborar com a preservação da natureza. Confira cinco passeios incríveis para aproveitar a temporada.

- LEIA MAIS: Exibição de filmes de autores paranaenses é uma das atrações do Verão

continua após publicidade

ILHA DO MEL

Destaque do turismo paranaense, o Parque Estadual Ilha do Mel se tornou Unidade de Conservação em 2002. Entre trilhas, morros, e claro, o mar, a ilha possui cinco pequenos vilarejos: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza. Para quem gosta de surf, a praia de Brasília, a mesma que abriga o Farol das Conchas, é o local perfeito. Já quem gosta de mar calmo, o lado de Encantadas, logo na chegada das balsas, é uma ótima opção.

O icônico Farol das Conchas pode ser acessado por uma trilha seguida de uma escadaria com 150 degraus. No topo do Morro das Conchas é possível ter uma belíssima visão panorâmica da ilha.

continua após publicidade

Em Encantadas, os visitantes podem caminhar até a Gruta das Encantadas, um dos patrimônios mais relevantes da UC. Diz a lenda caingangue que nesse local viviam algumas mulheres chamadas encantadas (deusas-sereias), que bailavam e cantavam ao nascer do sol e ao crepúsculo.

Outro ponto é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída em 1679 por escravizados para proteger as minas de ouro descobertas pelos portugueses em Paranaguá, em 1646. A muralha de pedra conta com 10 metros de altura, voltada para o leste da ilha e ainda mantém os canhões originais da época. O local está aberto para visitação de forma controlada, visto que o espaço está em fase de obras de conservação, executadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Há dois caminhos para se chegar à Ilha do Mel e é preciso embarcar em balsas, o que torna o passeio ainda mais agradável. Por Paranaguá a duração é de 1h30. Embarcando via Pontal do Sul, são 30 minutos. As passagens podem ser compradas no local, ou via internet, pela Abaline, com ida e volta custando entre R$ 44,18 e R$ 80 por pessoa, dependendo do ponto de partida.

continua após publicidade

PARQUE ESTADUAL DO PALMITO

Composto por 1.782,44 hectares de vegetação nativa, o Parque Estadual do Palmito é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998. Localizado em Paranaguá, tem como principal objetivo garantir a conservação de uma parcela da floresta de Mata Atlântica por meio da inserção da atividade silvicultura do palmito-juçara (Euterpe edulis) e do palmito-pupunha (Bactris gasipaes). A medida busca diminuir a exploração ilegal e predatória do palmito nativo, garantindo a sustentabilidade da espécie.

continua após publicidade

O parque possui uma estrada com 6.500 metros de extensão que passa pelo interior da Unidade de Conservação, chegando até o Rio dos Correias. À margem deste rio, com 25 metros de largura, podem ser contempladas áreas formadas por manguezal com sua fauna e flora características – o acesso a essa área, porém, é permitido somente a funcionários, pesquisadores e grupos organizados com visitas pré-agendadas pelo número (41) 3424-5016.

São três trilhas que compõem o parque: Trilha do Jacu, com aproximadamente 6,5 km; a Trilha Neuton, com 13 km, e a Trilha interpretativa, de 1,6 km. No passeio pode se observar várias espécies de árvores de grande porte como o palmito, jerivá (Syagrus romanzoffiana), guanandi (Calophillum brasiliense), cupiúva (Tapirira guianensis) e figueira (Ficus sp), entre outros.

Para chegar até o complexo, os visitantes devem seguir no GPS a seguinte coordenada: 25°35'35.6"S 48°33'34.7"W. Pela BR-277, é indicado acessar a PR-407 (estrada das praias) e seguir em direção ao balneário Praia de Leste. Para quem está em Matinhos e Pontal do Paraná, via PR-412, é preciso acessar a PR-407 e seguir em direção à Paranaguá.

continua após publicidade

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados e domingo é possível a entrada apenas com agendamento prévio pelo número (41) 3424-5016.

PARQUE ESTADUAL RIO DA ONÇA

Racionais MC’s já diziam na música "Vida Loka (parte 1)": “Tenha fé, porque até no lixão nasce flor”. Essa é a história do Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos. O local foi utilizado parcialmente como lixão entre 1968 até meados da década de 1990. O espaço de 118 hectares aposentou o antigo ofício, se transformou em UC e agora abriga um trecho remanescente de Mata Atlântica repleto de bromélias, orquídeas e outras espécies da vegetação típica da planície litorânea do Estado.

continua após publicidade

Os visitantes podem percorrer cinco trilhas, num circuito de 1,5 km. Todas as trilhas são bem demarcadas, acessíveis e planas, fazendo do parque um local apropriado para qualquer perfil de visitante.

Logo em frente ao Centro do Visitante começa a Trilha Grande, com pontes suspensas que facilitam a travessia de trechos alagados, uma das principais características do complexo. Quase na metade do caminho, o visitante chega ao Mirante das Bromélias, ponto de descanso e observação deste tipo de planta nativa, bastante comum no parque.

continua após publicidade

Endereço: Rua Argentina, 99, Matinhos. Funciona de quarta-feira à segunda-feira, das 8h às 17h. Para grupos de 10 pessoas ou mais, é preciso fazer o agendamento prévio pelo telefone (41) 3453-2472.

PARQUE ESTADUAL PICO DO MARUMBI

Considerado um dos mais importantes palcos para a escalada no País, o Parque Estadual Pico do Marumbi está localizado em Morretes e recentemente retornou com as atividades de camping. Possui 8,7 mil hectares de história e conservação ambiental.

continua após publicidade

No local há a antiga Ferrovia Paranaguá-Curitiba, com as estações do Marumbi e Engenheiro Lange; a cachoeira Salto dos Macacos; o lendário Caminho do Itupava; e, claro, o Conjunto do Marumbi, formado por diversos picos que superam mil metros de altitude e dão nome ao parque. Destaque para a Ponta do Tigre (1.400 m) e o famoso Monte Olimpo, com 1.539 metros. Para acessar o Salto dos Macacos, o visitante deve se atentar ao horário limite, até as 9h, forma de garantir a segurança do turista.

Para chegar ao parque, os visitantes podem ir de ônibus, saindo de Curitiba até a rodoviária de Morretes. De lá, um ônibus municipal vai até o vilarejo de Porto de Cima. Para ir de carro, basta seguir pela BR-116 e entrar na Estrada da Graciosa, seguindo até o vilarejo de Porto de Cima. Os oito quilômetros restantes, até a Estação do Marumbi, devem ser percorridos a pé, de bicicleta ou de carro com tração 4x4. Contato: (41) 3432-0019.

Vale ressaltar que a assinatura do termo de conhecimento de risco é obrigatória e deverá ser entregue na portaria do complexo ao chegar no local.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

PARQUE ESTADUAL PICO PARANÁ

Esse parque estadual abriga algumas das maiores formações rochosas do Estado, como o Pico Paraná (1.877,39 m) e o Ibitirati (1.877 m). O Pico Paraná é o mais alto do Sul, localizado na Serra do Mar, também conhecido por Serra do Ibitiraquire, que em tupi significa "Serra Verde".

A Unidade de Conservação passa por Campina Grande do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral. Essa é a dica perfeita, junto com o Parque Estadual do Marumbi, para quem gosta e tem experiência em escalada, visto que a caminhada até o cume leva de 6 a 10 horas e exige força e fôlego extra dos visitantes. Existem vários trechos difíceis até o ponto mais alto da formação, incluindo subidas com grampos.

Para chegar, basta acessar a BR-116, e, passando pelo Posto do Tio Doca, entrar à direita na Ponte do Rio Tucum, seguindo por 6 km, passando pela Fazenda Pico Paraná e Fazenda Rio das Pedras, até a base do IAT no final da estrada.

VERÃO MAIOR PARANÁ

O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Turismo longe do mar: trilhas, montanhas e cachoeiras são opções do PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!