MAIS LIDAS
VER TODOS

Cultura

Saiba como nasceu Bicho do Paraná, hino alternativo do Paraná

Música de autoria de compositor nascido em Califórnia deve virar patrimônio cultural do estado

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2022, 08:00:00 Editado em 01.07.2022, 17:23:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Hino do Paraná oficial, é claro, é aquele escrito por Domingos Nascimento e musicado por Bento Mossurunga. Ao lado da bandeira e do brasão, é símbolo oficial do Paraná, desde 1947. Mas em termos de popularidade, pelo menos, o verdadeiro hino do Paraná, desde sempre, é aquela música Bicho do Paraná, do cantor e compositor João Lopes, nascido em Califórnia. Quem nunca brincou com aquele verso, “não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paraná”!

continua após publicidade

Agora, a composição de João Lopes, falecido há dois anos (18 de maio), aos 69 anos, pode também ganhar status oficial. Não como hino do Paraná. Mas como parte do Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná, figurando ao lado de históricos símbolos da cultura paranaense, como verdadeiras obras de arte, tais como os painéis de Poty Lazzarotto ou as esculturas de João Turin.

A Assembleia Legislativa do Paraná deve votar em breve o projeto de lei 328, de 2020, de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT), que confere à canção o título de Patrimônio Artístico do Paraná. O projeto de lei do deputado foi aprovado, nessa semana, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Alep, e deve entrar na pauta de votação em plenário dentro de alguns dias.

continua após publicidade

A votação aconteceu na última terça-feira (27). “Através de sua música, João Lopes, conseguiu transformar o jeito simples dos paranaenses do interior em motivo de orgulho. A frase ‘eu não sou gato de Ipanema, sou bicho do Paraná’ se transformou no hino informal do estado e marcou gerações, em especial na década de 1980”, comenta o deputado.

O projeto de lei fala em preservar a memória do artista e de sua obra, algo que já vem sendo feito pela família. Carmem Carolina Lupion Lopes, a Carminha, que dividiu a vida e os palcos com João Lopes, por 40 anos, está de volta à cena musical, depois de dois anos, por causa da covid e do luto pela morte do companheiro, para celebrar a vida e obra do “bicho do Paraná”, como João ficou conhecido depois da música, que embalou a geração paranaense dos anos 80. A empresária e cantora voltou aos palcos em maio, com o show Carminha Canta João Lopes e Outros Rocks.

Surpresa com a homenagem e com o projeto que transforma a música em Patrimônio Artístico do Paraná, Carminha espera convites para levar o show pelo interior do Estado. E não esconde o sonho de cantar as músicas de João Lopes e “outros rocks” na região norte do Estado, Carmen se lançou na música ao conhecer João. Dividiu palco com ele em meados dos anos de 1980, fazendo backing vocal, cantando e compondo com ele.

continua após publicidade

João Lopes morreu em 18 de maio de 2020, devido a um câncer de pulmão, que abreviou sua vida, aos 69 anos. Carminha conta que só agora está deixando o luto e retomando a vida, depois que tudo ficou suspenso com a morte do compositor e com os problemas decorrentes da covid19. Ela lembra que 20 dias antes de morrer, João Lopes fez uma live e cantou Bicho do Paraná, entre outras músicas.

COMO NASCEU A MUSICA BICHO DO PARANÁ

Carminha conta que a letra da música que marcou a carreira de João Lopes foi escrita a partir das experiências pessoais que o cantor e compositor viveu durante passagem pelo Rio de Janeiro, nos idos de 1980.

continua após publicidade

Um empresário de João o levou ao Rio de Janeiro para um show, mas ele era pouco conhecido naquele mercado. A experiência, lembra Carminha, não foi boa. “Eles ficaram sem dinheiro para voltar e até para pagar o hotel”, conta.

Assim, surgiu o convite, através de um conhecido do empresário, para que João cantasse num churrasco na laje. O cachê era a passagem de volta e a conta no hotel. João estava frustrado com a experiência e o empresário chegou a sugerir que João mudasse sua imagem, cortando o cabelo, fazendo a barba. Enfim, o homem queria que ele se reinventasse como um produto para o mercado.

Foi assim, contrariado com a proposta, que João Lopes falou de seu orgulho de ser pé vermelho – como são chamados os que nascem no norte do Paraná -, de já ter colhido café. Nesse diálogo, inspirado pelas imagens do local onde estavam e dos tipos que frequentavam a orla carioca, João teria dito que não era um gato de Ipanema, mas bicho do Paraná. “A estrofe ficou pronta ali”, conta a viúva.

Doido para voltar para casa, para o Paraná, João Lopes chamou um táxi. “Assim que o rapaz chegou para pegar ele, João entrou no carro e foi logo dizendo para tirar ele daquele lugar. E nasceu outra parte da música...seu motorista toque o carro, me tire desse lugar”.

João Lopes, a cena musical paranaense e uma geração inteira de gente do Paraná não tinha ideia que, naquele momento, a história começava a ser recontada, num outro tom.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Saiba como nasceu Bicho do Paraná, hino alternativo do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!