MAIS LIDAS
VER TODOS

ensino superior

Professores da UTFPR aprovam greve com início em 15 de abril

Categoria reivindica recomposição salarial em 2024 e não aceita o reajuste de 0% proposto pelo governo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.04.2024, 20:21:16 Editado em 10.04.2024, 09:15:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) aprovaram nesta terça-feira (9) uma adesão à greve nacional dos docentes das instituições federais de ensino. A mobilização começa no dia 15 de abril e segue o movimento convocado pelo sindicato nacional da categoria, o ANDES-SN.

continua após publicidade

A assembleia que definiu pela adesão à greve ocorreu no Auditório da Sede Centro do Campus Curitiba da UTFPR, no período da tarde. A categoria reivindica recomposição salarial em 2024 e não aceita o reajuste de 0% proposto pelo governo federal para este ano.

-LEIA MAIS: TRE-PR forma maioria contra cassação de Sergio Moro

continua após publicidade

Além disso, o movimento grevista também pede unificação das carreiras de docentes de Magistério Superior (MS) e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), com critérios claros de progressão. Na pauta local, os professores da UTFPR reivindicam investimentos na estrutura da universidade e novas contratações de técnicos-administrativos e docentes, entre outras demandas.

A UTFPR possui 13 campi em diferentes regiões do estado. A decisão da assembleia que ocorreu em Curitiba contempla todas as unidades da instituição. Os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também aprovaram a deflagração da greve para a mesma data. Os professores do Instituto Federal do Paraná (IFPR) estão em greve desde 25 de março. Os servidores técnico-administrativos dessas instituições estão em greve desde o dia 11 de março.

Sobre a greve nacional

continua após publicidade

A greve dos docentes da UTFPR foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, o ANDES-SN. A diretoria aprovou em Brasília o indicativo de greve dos docentes das universidades federais, institutos federais e CEFETs para 15 de abril. A decisão foi tomada durante uma reunião do setor de docentes das federais com a presença de dezenas de representantes de diferentes instituições de ensino do país.

Com informações do Sindutf-PR

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Professores da UTFPR aprovam greve com início em 15 de abril"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!