MAIS LIDAS
VER TODOS

Pauta Racial

Professor da rede estadual lança livro que aborda racismo estrutural

Livro de Jester Furtado, voltado ao público infantojuvenil, narra de forma suave as experiências do jovem Joaquim em sua primeira paixão na escola

Da Redação

·
Jester estreou na literatura em novembro, mês em que é celebrada a consciência negra
Icone Camera Foto por Reprodução/Juliana Poly
Jester estreou na literatura em novembro, mês em que é celebrada a consciência negra
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.12.2023, 11:57:58 Editado em 14.12.2023, 11:57:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Falar de amor, afeto e relacionamentos, reforçando a importância de se pautar em sala de aula uma educação antirracista. Esse é o tema do livro “Joaquim, Negra Sim!”, do professor da rede estadual do Paraná, Jester Furtado.

continua após publicidade

LEIA MAIS - Homem é morto por policial à paisana durante arrastão em ônibus no PR

Ele estreou na literatura em novembro, mês em que é celebrada a consciência negra no país. “Apesar de ter escrito textos de dramaturgia já encenados e de ter colaborado com outros livros, esta é minha primeira publicação”, destaca o autor, que é professor da rede estadual desde 2005 e também roteirista e diretor de teatro.

continua após publicidade

O livro, voltado ao público infantojuvenil, narra de forma suave as experiências do jovem Joaquim em sua primeira paixão na escola pela colega Ayana, e já um primeiro conflito com as questões raciais, que ocorrem dentro da própria casa.

“Durante uma conversa despretensiosa com um tio, não retinto, pessoa negra de pele clara, Joaquim precisa lidar, mesmo sem entender, com o racismo estrutural que, apesar de invisível, impõe padrões e, entre outras coisas, enfatiza a solidão da mulher negra”, conta Jester.

Segundo o professor/escritor, a inspiração veio do desejo e da necessidade de contribuir com o processo de ensino onde se busca identificar e eliminar o racismo estrutural arraigado nas principais instituições sociais, inclusive na familiar.

continua após publicidade

“Uma violência de um racismo que parece sutil por ter sido naturalizado, mas que segue proliferando preconceitos, ódio e exclusão. Nelson Mandela dizia que ‘se podemos aprender a odiar, podemos também aprender a amar’. É disso que se trata essa obra: amor, aprendizagem e representatividade”, reflete ele.

BOA ACEITAÇÃO

Jester já promoveu sessões de autógrafos em Araucária e Campo Largo, na região de Curitiba. “Recebi muitos elogios e procura por parte de professoras, professores, pais e mães que buscam enriquecer seus filhos com boas leituras”.

continua após publicidade

Lançado pela editora Cão, com ilustrações de Hannah Abranches e tiragem inicial de 3 mil exemplares, a publicação não pretende definir uma cor para o amor, mas sim, contribuir para apagar a cor da solidão, já que a história passeia pelo universo de uma alegre família negra onde a música, a arte, a educação e os encantos da culinária brasileira desfilam harmonicamente, e onde todos estão atentos para desconstruir o racismo.

Além disso, Joaquim é um personagem gentil, alegre e popular na escola, graças à sua inteligência e ao seu talento com a música, dom que herdou do pai que é músico e luthier.

PROFICE

O projeto foi realizado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, com incentivo da Copel. No início de 2024, o livro será lançado em Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba.

“Esse é um momento muito especial para mim. Poder tirar um projeto da gaveta e vê-lo materializado, afetando positivamente a vida das pessoas é uma sensação ímpar. A história, os personagens, deixam de ser meus para pertencerem aos seus leitores e leitoras. Uma ferramenta de educação que transborda para além dos muros das escolas, buscando um ensino de alcance sistêmico, amoroso e acolhedor”, comemora Jester.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Professor da rede estadual lança livro que aborda racismo estrutural"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!