MAIS LIDAS
VER TODOS

Paraná

Paraná tem o 1º registro de neve do ano, diz Simepar

A temperatura mínima da cidade chegou a 1,8ºC

Da Redação

·
Paraná tem o 1º registro de neve do ano, diz Simepar
Icone Camera Foto por Prefeitura de Palmas
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2022, 19:31:15 Editado em 18.05.2022, 19:31:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta quarta-feira (18), que o fenômeno registrado na tarde de terça-feira (17), em Palmas, no sul do Paraná, foi classificado como neve. A temperatura mínima da cidade chegou a 1,8ºC.

continua após publicidade

Com a confirmação do órgão, este foi o primeiro registro de neve no Paraná neste ano.

No distrito de Horizonte, o morador Maurício Tamanho conseguiu ver e gravar pequenos flocos brancos acumulados em um casaco sobre um carro.

continua após publicidade

Na terça-feira, o Simepar não tinha confirmado que era neve. Contudo, após análises, explicou que houve queda de neve com chuva congelada.

Chuva congelada x neve

Conforme o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) Lisandro Jacobsen, a chuva congelada é um estágio anterior da precipitação de neve. Entre os dois fenômenos, uma das diferenças mais marcantes é a espessura dos flocos congelados.

continua após publicidade

"A chuva congelada, vamos botar um exemplo prático: se tu tiveres dentro do carro, ela vai quicar na hora que bate no para-brisa, como se fosse uma bolinha bem pequenininha, uma gota de chuva que vira uma pedrinha de gelo [...] Já o floco de neve, como ele não é tão espeço, ele vem e o vento consegue até tocar ele, mudar de direção, mas ele vem e fica grudado no para-brisa, mas não quica," explica o meteorologista.

Ele comenta que o fenômeno ocorre quando são registradas baixas temperaturas e muita umidade no ar. Ao caírem das nuvens, as gotas congelam ao terem contato com a atmosfera fria.

"A precipitação é de bastante frio e nestes casos na chuva congelada, ela (água) congela durante o trajeto da nuvem até o solo. Ela se congela porque a atmosfera está muito gelada", finaliza Lisandro.

Com informações, G1

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Paraná tem o 1º registro de neve do ano, diz Simepar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!