MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Medicamentos usados para manter pacientes de UTI sedados acabam em quatro dias

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse durante entrevista na quarta-feira (22) que alguns medicamentos usados para manter pacientes de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) sedados e entubados vão acabar em até quatro dias. A entrevista foi conc

Da Redação

·
Medicamentos usados para manter pacientes de UTI sedados acabam em quatro dias
Icone Camera Foto por Ilustração
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.07.2020, 09:56:54 Editado em 23.07.2020, 09:56:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse durante entrevista na quarta-feira (22) que alguns medicamentos usados para manter pacientes de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) sedados e entubados vão acabar em até quatro dias.

continua após publicidade

A entrevista foi concedida a rede Aerp, Associação das Emissoras de Rádio do Paraná. O secretário não explicou quais nem quantos medicamentos estão em falta, mas disse que o estoque que era para durar seis meses foi consumido em 35 dias. "Houve aumento de 500% na demanda", afirmou.

Segundo o secretário, hospitais particulares já pediram ajuda ao governo, que forneceu esse tipo de medicamento. "Apesar de termos leitos, estão faltando medicamentos. A situação está passando de falta para calamidade", apontou.

continua após publicidade

Ainda de acordo com o secretário, o Paraná deve ser incluído em uma operação de compra desse tipo de remédio por parte do Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A falta, segundo ele, ocorre em todo o mundo.

Nesta quarta, a Sesa informou que 1.078 pacientes diagnosticados com Covid-19 no Paraná estão internados, sendo que 833 pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e outros 245 pela rede particular.

Dos pacientes internados pelos SUS, 380 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 453 em leitos clínicos de enfermaria. Já na rede particular são 94 em UTI e 151 em leitos clínicos/enfermaria.

continua após publicidade

O levantamento apontou ainda que há outros 1.109 pacientes, sendo 497 em leitos UTI e 612 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus.

Veja, abaixo, a taxa de ocupação de leitos hospitalares SUS exclusivos para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19:

76% dos 1.017 leitos de UTI adulta51% dos 1.557 leitos de enfermaria adulta35% dos 49 leitos de UTI pediátrica33% dos 70 leitos de enfermaria pediátrica

Com informações G1 e Aerp

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Medicamentos usados para manter pacientes de UTI sedados acabam em quatro dias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!