MAIS LIDAS
VER TODOS

Alerta

Marinha suspende passeios de barco na região das Cataratas

A Marinha solicitou que por medida de precaução seja mantida a distância das margens e encostas da região até que sejam apresentado laudos e estudos

Da Redação

·
Marinha suspende passeios de barco na região das Cataratas
Icone Camera Foto por Parque Nacional do Iguaçu
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.01.2022, 16:41:05 Editado em 10.01.2022, 16:41:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os passeios de barco próximos as quedas das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, estão suspensos temporariamente. A medida foi tomada, segundo a direção do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), após decisão da Marinha do Brasil que teve como base o acidente em Capitólio, Minas Gerais, no sábado (8).

continua após publicidade

De acordo com o PNI, os chamados passeios secos, que são aqueles em que os barcos não se aproximam das quedas, continuam ocorrendo.

Ainda conforme a direção, a Marinha solicitou que por medida de precaução seja mantida a distância das margens e encostas da região até que sejam apresentado laudos e estudos geológicos que comprovem a segurança do local para passeios.

continua após publicidade

"É realizado o monitoramento constante. Estaremos apresentando e avaliando a necessidade de novos estudos ou não, e possivelmente a depender do parecer da Marinha os passeios voltem a sua totalidade em breve”, informou o diretor substituto do Parque Nacional do Iguaçu, José Ulisses.

De acordo com o diretor substituto, a medida da Marinha é vista como precaução e que não há motivos para preocupações.

“Nós vemos como uma medida de cautela, de precaução, mas não temos motivos para nos preocupar tanto. O tipo de rocha aqui é bem diferente da rocha de Capitólio, a nossa é o basalto, é uma rocha mais firme, formada por blocos. Não sou especialista, mas vamos ouvir os especialistas, avaliar os laudos e tomar a decisão.”

continua após publicidade

Suspensão devido a baixa vazão

Conforme a direção do parque, os passeios da Macuco Safari sofreram suspensão temporária das atividades em 2019, mas por causa da baixa vazão do Rio Iguaçu.

Segundo a direção, os protocolos são rigorosos e os passeios podem ficar restritos em áreas onde a profundidade for baixa.

continua após publicidade

O diretor do parque informou que a empresa responsável pelos passeios segue todas as normas vigentes.

“Nós adotamos um protocolo rígido, a depender da vazão, da média do rio, esses passeios são mais restritos pra evitar as áreas onde você tem uma baixa profundidade e as possibilidade de choques com as rochas. O Macuco Safari tem certificação de segurança e conhece bem toda essa área e faz esse monitoramento, adotando protocolos de segurança”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Marinha suspende passeios de barco na região das Cataratas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!