MAIS LIDAS
VER TODOS

GASTRONOMIA

Festival da Carne de Onça começa na capital do PR; você sabe o que é?

O prato é um dos patrimônios culturais de Curitiba, e o evento em homenagem a ele segue até o dia 4 de outubro

Da Redação

·
O prato é uma tradição desde 1953
Icone Camera Foto por Divulgação/Prefeitura de Curitiba
O prato é uma tradição desde 1953
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.09.2023, 11:13:43 Editado em 13.09.2023, 11:13:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A gastronomia brasileira é muito diversificada, e a capital paranaense também possui uma especialidade: a carne de onça. Um dos petiscos mais famosos de Curitiba se "prepara" para uma eleição deliciosa. Acontece que começa nesta quarta-feira (13), o 7º Festival da Carne de Onça, organizado pela plataforma gastronômica Curitiba Honesta.

continua após publicidade

O evento gastronômico segue até o próximo dia 4 de outubro e reúne 38 bares e restaurantes da cidade. Para a competição, o prato feito com carne bovina moída, bastante tempero e muita tradição terá preço fixo de apenas R$ 22,00.

- LEIA MAIS: 'Bacon' pode mudar de nome; entenda as novas regras da nomenclatura

continua após publicidade

Mas, afinal, você sabe exatamente o que é a "Carne de onça"?

O TNOnline te explica

Patrimônio cultural de Curitiba e umas das iguarias mais disputadas em bares e restaurantes da região, a carne de onça está no Top 10 do ranking Melhores pratos com carne crua do mundo. A publicação é da TasteAtlas, plataforma croata que mapeia artigos e críticas gastronômicas.

A carne de onça é um prato tradicional brasileiro originário de Curitiba, onde é servido desde 1953 (na realidade, começou a ser preparado na década de 30). É uma espécie de steak tartare feito com uma combinação de carne moída, alho, cebola, cebolinha, azeite, conhaque, pimenta em pó e páprica doce em pó. A carne moída é achatada, regada com conhaque, temperada e misturada com os demais ingredientes. Depois de pronto, a mistura resultante geralmente é moldada em um retângulo plano e é servida com pão torrado, mostarda e manteiga.

O nome do prato significa carne de onça, referindo-se ao felino brasileiro conhecido como onça, porque se diz que depois de comer o prato, você terá o bafo da onça, uma referência aos ingredientes picantes usados para prepará-lo

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Festival da Carne de Onça começa na capital do PR; você sabe o que é?"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!