MAIS LIDAS
VER TODOS

Saúde

Estado mantém liderança em doações de órgãos no 1º semestre

Estado mantém liderança em doações de órgãos no 1º semestre

Da Redação

·
Estado mantém liderança em doações de órgãos no 1º semestre
Icone Camera Foto por Agência de Notícias do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.09.2020, 17:34:30 Editado em 01.09.2020, 17:34:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde e o Sistema Estadual de Transplantes celebram o Setembro Verde: mês dedicado ao incentivo e conscientização da importância da doação de órgãos. Atualmente no Paraná, mais de duas mil pessoas aguardam por um transplante.

continua após publicidade

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que o Paraná mantém a liderança nacional em doações no primeiro semestre deste ano. O Estado atingiu a marca de 44,1 doações efetivas por milhão de população (pmp), acima dos demais estados e da média nacional que fechou em 15,8 pmp.

De janeiro a junho de 2020, foram 558 notificações de potenciais doadores e 252 doações, que corresponderam a 385 transplantes de órgãos. Além disso, o Estado se mantém no topo da lista em transplantes renais e em segundo lugar em transplantes de fígado, com uma média de 45,7 e 19,2 pmp, respectivamente.

continua após publicidade

“Aceitar doar os órgãos de um ente querido pode ser muito difícil, mas é um gesto que salva muitas vidas. Uma única pessoa sendo doadora pode possibilitar até dez transplantes, ou seja, são dez vidas sendo salvas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes, Arlene Terezinha Cagol Garcia Badoch, o Paraná proporcionalmente é o Estado que mais tem doações de órgãos e também o que tem a menor recusa familiar na doação. “É importante falar sobre isso porque estatisticamente todos nós temos cinco vezes mais chances de precisar de um órgão do que de efetivamente encontrarmos um doador”, afirmou.

LIVE – Nesta terça-feira (1º) às 20h, o SET/PR fará uma live sobre o tema “Paraná supera as adversidades da Covid-19 e ultrapassa as expectativas da doação de órgãos”. O assunto será abordado pela coordenadora do SET/PR e pelo diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior.

Ainda nesta ocasião, médicos de vários hospitais e demais profissionais envolvidos no processo de doações e transplantes de órgãos no Estado devem participar para troca de experiências.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Estado mantém liderança em doações de órgãos no 1º semestre"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!