Tribuna do Norte Online

Paraná

Em Maringá, leitos de UTI exclusivos para Covid-19 estão 100% ocupados

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Em Maringá, leitos de UTI exclusivos para Covid-19 estão 100% ocupados
fonte: AEN

Todos os leitos de UTI exclusivos para atendimento de casos de Covid-19 estão ocupados em Maringá, no norte do Paraná.

continua após publicidade

Boletim divulgado nesta quinta-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde, mostra que todos os hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) e também privados não têm mais vagas disponíveis.

Mais cedo, o Hospital Municipal de Maringá havia informou que chegou a 100% de ocupação. A unidade tinha 93% de ocupação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) reservada para casos graves e 106% de lotação na UTI para pacientes com suspeita da doença ou que usam máscara de oxigênio.

continua após publicidade

A gestão municipal justificou a lotação por causa da transferência de 10 leitos para a UTI da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul.

O boletim aponta que há 57 pacientes internados em leitos intensivos para adulto no SUS, sendo que a capacidade é para 55.

Na rede privada a situação é ainda pior, há 109 pacientes internados em UTIs sendo que os hospitais possuem 94 leitos de UTI exclusivos para Covid-19.

continua após publicidade

Ainda há vagas em leitos de enfermaria exclusivos para atendimento da doença, o boletim indica uma ocupação em 57,47% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). São 50 pacientes para 87 leitos.

Na rede privada a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 74,43%, são 460 pacientes para 618 leitos.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram abertos 15 leitos extras de UTI adulto geral na rede privada e dois leitos na rede pública.

continua após publicidade

O município afirma que a chegada de novos respiradores e aparelhos enviados pelo Governo do Estado foi possível a mudança e operacionalização dos leitos mais complexos voltados para os pacientes mais graves.

Foram confirmados 239 novos casos de coronavírus e três mortes no município nesta quinta-feira (25).

Entre as vítimas que não resistiram e morreram por complicações da doença estão um homem de 75 anos, e duas mulheres de 60 e 64 anos, todos tinham doenças associadas.

Com mais essas confirmações, o município chega a marca de 30.488 diagnósticos e 425 mortes por Covid-19.

Colaboração, G1

Tags relacionadas: #casos #covid #Maringá