MAIS LIDAS
VER TODOS

Sesa

Com foco no pré-natal, Saúde promove capacitação para profissionais

O Paraná é o estado que mais realiza consultas pré-natal por gestante

Da Redação

·
Com foco no pré-natal, Saúde promove capacitação para profissionais
Icone Camera Foto por SESA
Com foco no pré-natal, Saúde promove capacitação para profissionais
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2024, 12:20:07 Editado em 26.03.2024, 12:20:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em um contexto de 140 mil nascidos vivos ao ano no Paraná, 86,10% das gestantes realizaram sete ou mais atendimentos até o nascimento do bebê. O número é maior que o estabelecido como recomendado pelo Ministério da Saúde, que orienta no mínimo seis consultas. Depois do Paraná estão São Paulo (81,70%), Santa Catarina (81,70%) e Rio Grande do Sul (81,40%).

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Tecpar avalia qualidade de produtos de saneamento básico para empresas

Com foco em aprimorar ainda mais esse cuidado e garantir um atendimento de qualidade em tempo oportuno às gestantes de todo Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, a partir desta terça-feira (26), o Curso de Qualificação da Assistência Pré-Natal em APS. A atualização, que reúne cerca de 400 pessoas profissionais da Atenção Primária da 2ª Regional de Saúde Metropolitana, no Teatro Positivo, em Curitiba, segue até junho.

continua após publicidade

“Somos destaque nacional não só no número de consultas pré-natal, mas também nas consultas e disponibilização dos exames laboratoriais e ultrassonográficos. Esse tipo de evento fortalece ainda mais o atendimento prestado à população do Estado, especialmente às mães e crianças paranaenses”, disse o diretor-geral da Sesa, Cesar Neves.

O Paraná possui a Linha de Cuidado Materno Infantil, que prevê um conjunto de serviços e ações com o objetivo de assegurar às gestantes o acesso, o acolhimento e a resolutividade, por meio de um modelo de atenção voltado ao pré-natal, parto, nascimento seguro e puerpério, garantindo o desenvolvimento saudável das crianças nos seus dois primeiros anos de vida. Essa Linha de Cuidado faz parte da política estadual de saúde e ainda tem estratificação de risco, ferramentas de apoio e estratégias de atendimento.

“Para que as ações de fortalecimento e capacitação sejam efetivas, precisamos que todos esses profissionais estejam envolvidos no novo pacto para redução da mortalidade materna infantil no Estado. Além do governo, é preciso o envolvimento da sociedade civil organizada com ênfase na atuação profissional em cada Unidade Básica de Saúde para que então, possamos de fato atender e acompanhar as mulheres durante todas as fases da gestação”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Com foco no pré-natal, Saúde promove capacitação para profissionais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!