Paraná

Após festas de fim de ano, UPA de Londrina registra lotação

Muitos pacientes com sintomas respiratórios estão procurando a unidade. A secretaria de saúde da cidade disse que a procura não reflete em lotação de hospitais

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Após festas de fim de ano, UPA de Londrina registra lotação
fonte: Divulgação/Prefeitura de Londrina

Em Londrina, a Unidade de Pronto Atendimento do Sabará registrou lotação neste começo de ano. Em média, a unidade tem recebido cerca de 300 pessoas por dia, com sintomas respiratórios. 

continua após publicidade

Os pacientes relatam demora no atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a unidade opera com a capacidade máxima de médicos, cerca de seis a sete profissionais.

Os números, de acordo com a secretaria, são reflexos das festas de fim de ano e confraternizações. O aumento, no entanto, não repercutiu na lotação dos hospitais devido, principalmente, ao avanço da vacinação.

continua após publicidade

Nas duas últimas semanas de dezembro, a UPA chegou a registrar uma média de 500 atendimentos diários. Os caso de Covid-19 na cidade aumentaram 361%, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. Londrina tem cerca de 24 novos casos por dia.

Muitas pessoas viajando, muitas pessoas de fora na nossa cidade e a gente sempre destacou que a pandemia ainda não acabou, ainda há circulação do vírus que, se a gente não tomasse cuidados mínimos, era possível haver uma contaminação. Entretanto, o que tem se apresentado no momento, são casos mais leves, de pessoas que, na sua grande totalidade, não estão necessitando de demanda de assistência hospitalar. Isso também mostra como foi importante o avanço da vacinação" comentou o secretário da saúde do Paraná, Beto Preto.

Os casos também estão relacionados aos novos tipos do vírus Influenza. Os cuidados para evitar o novo coronavírus e a gripe continuam sendo o uso de máscara, álcool em gel, evitar lugares fechados e com muita gente, além da vacinação.

continua após publicidade

Informações da RICMAIS