Mundo

Coreia do Norte confirma teste de míssil hipersônico

Estados Unidos condenaram lançamento e pediram volta ao diálogo político

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Coreia do Norte confirma teste de míssil hipersônico
fonte: Reprodução/Twitter

Nesta última quarta-feira (05), foram registrados testes com mísseis hipersônicos vindos da Coreia do Norte, o que seria a segunda vez que o país lança um projétil desse tipo desde setembro.

continua após publicidade

De acordo com a imprensa estatal do país, os testes realmente aconteceram e o disparo atingiu um alvo a 700 quilômetros de distância, o que, segundo a Coreia do Norte, "reconfirmou o controle e estabilidade do míssil no estágio de voo ativo e o desempenho da nova técnica de movimento lateral aplicada para destacar a ogiva hipersônica".

Mísseis hipersônicos se movem mais rápido - acima da velocidade do som - e de forma mais ágil que modelos padrão, tornando mais difícil sua interceptação por sistemas de defesa antiaérea.

continua após publicidade

Os Estados Unidos condenaram o teste balístico e cobraram que Pyongyang volte à mesa de negociações. "Esse lançamento é uma violação de múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU e representa uma ameaça para os vizinhos da República Democrática Popular da Coreia e a comunidade internacional", diz o Departamento de Estado americano.

As conversas entre os dois países estão travadas desde fevereiro de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral com Kim Jong-un em Hanói, no Vietnã, e não avançaram após a posse de Joe Biden.

Informações do iG

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News