Geral

Imagem da superfície de Marte intriga pesquisadores

Da Redação ·





SÃO PAULO, SP, 15 de setembro (Folhapress) - O veículo explorador Opportunity, que aterrisou em Marte em 2004, e cuja principal função é analisar aspectos geológicos do planeta vermelho, enviou nesta semana uma imagem que está intrigando os pesquisadores.

A imagem revela uma concentração de saliências esféricas e difere bastante das formações esféricas de ferro, apelidadas de "blueberries", encontradas pela Opportunity em diversas outras área do planeta.

"Essa é uma das mais extraordinárias imagens de toda a missão", declarou um dos chefes do projeto, Steve Squyres, da Universidade de Cornell, nos EUA. "Quando vimos esses pequenos objetos esféricos, imediatamente pensamos nas "blueberries", mas isso é diferente. Nós nunca vimos uma acumulação tão densa em Marte".

"Elas parecem ser mais duras por fora e suaves no meio", continua Steve Squyres. "Elas são diferentes em concentração. Elas possuem uma estrutura diferente. Elas são diferentes em composição. Elas são diferentes em distribuição. Nós temos então um quebra-cabeça geológico diante de nós."

A Nasa lançou os veículos exploratórios Spirit e Opportunity em 2003. A Spirit concluiu sua comunicação com a Terra em março de 2010. Os veículos foram responsáveis por importantes descobertas sobre o ambiente antigo de Marte, que favoreceram a hipótese de alguma forma de vida microbiana no planeta.
 

continua após publicidade