MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Risco de recessão global está aumentando acentuadamente, avalia IIF

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) afirma que há vários choques diferentes ao mesmo tempo, no quadro atual, e com isso o risco de uma recessão global "está aumentando acentuadamente". Em relatório, a entidade sediada em Washi

Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2022, 17:12:00 Editado em 30.06.2022, 17:19:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês) afirma que há vários choques diferentes ao mesmo tempo, no quadro atual, e com isso o risco de uma recessão global "está aumentando acentuadamente". Em relatório, a entidade sediada em Washington formada por centenas de bancos internacionais diz que "sempre se preocupa" quando há vários choques diferentes agindo em simultâneo, como agora.

continua após publicidade

O IIF diz que já vinha advertindo "há algum tempo" para o risco de recessão global.

O foco do instituto era a zona do euro, devido à invasão da Rússia na Ucrânia, e a China, com as políticas contra a covid-19 agindo como um freio "substancial" para o Produto Interno Bruto (PIB), aponta.

continua após publicidade

Agora, porém, o IIF afirma que a maior surpresa de baixa em seu monitoramento dos dados globais vem dos Estados Unidos, "onde uma forte alta nos juros hipotecários está levando o setor imobiliário a uma recessão profunda".

O instituto vê muitas incertezas no quadro atual. Parece "improvável" que a pandemia da covid-19 vá perder fôlego, em meio a mutações e a novas ondas de casos, o que exige restrições adicionais à circulação.

O IIF vê ainda a China como "o principal ponto de interrogação" em sua projeção para o crescimento global, já que muito depende da disseminação da variante Ômicron da covid-19 e dos lockdowns. "Seja o que ocorrer, a China não deve ser uma fonte de estímulo, conforme crescem os riscos de recessão global", afirma.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Risco de recessão global está aumentando acentuadamente, avalia IIF"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!