MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Presidente do Fed reconhece que combate à inflação pode envolver 'alguma dor'

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reconheceu nesta quarta-feira, 29, que o processo de aperto monetário muito provavelmente envolverá "alguma dor" do ponto de visto econômico, mas que a ameaça ainda mai

André Marinho (via Agência Estado)

·
Escrito por André Marinho (via Agência Estado)
Publicado em 29.06.2022, 13:00:00 Editado em 29.06.2022, 13:07:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, reconheceu nesta quarta-feira, 29, que o processo de aperto monetário muito provavelmente envolverá "alguma dor" do ponto de visto econômico, mas que a ameaça ainda mais grave seria fracassar em controlar a inflação.

continua após publicidade

Em fórum organizado pelo Banco Central Europeu (BCE), em Portugal, Powell reforçou o compromisso da instituição em restaurar a estabilidade de preços nos Estados Unidos. "É importante que as pessoas entendam o quão estamos comprometidos em retornar inflação à meta de 2%", disse.

O dirigente acrescentou que o contexto atual mostrou o "quão pouco" os economistas entendem sobre dinâmicas inflacionárias. Segundo ele, os choques de gargalos de oferta não tiveram o alívio esperado e se juntaram aos efeitos da guerra na Ucrânia, tornando a escalada da inflação mais duradoura.

continua após publicidade

Powell admitiu também que eventos recentes tornaram "mais desafiadora" a tarefa de controlar a inflação e comentou que os mercados estão bem alinhados com as expectativas do Fed.

De acordo com ele, o forward guidance será sempre condicionado à realidade dos indicadores econômicos.

Do ponto de vista mais estrutural, Powell explicou que há o risco maior de "desglobalização", particularmente diante de incertezas sobre o papel da China.

continua após publicidade

No entendimento dele, seria positivo que os governos engajassem diplomaticamente com Pequim para garantir que o país asiático esteja alinhado à ordem global baseada em regras.

Dólar

O presidente do Federal Reserve afirmou que o fortalecimento do dólar no mercado internacional tende a ter efeito desinflacionário marginal para os Estados Unidos.

continua após publicidade

O dirigente ponderou que a autoridade monetária não tem "responsabilidade" sobre o nível da moeda norte-americana e que monitora o câmbio apenas como um dos componentes da situação financeira.

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey, também disse que a instituição não estabelece meta para o nível da libra.

Segundo ele, o Reino Unido deve enfrentar uma persistência maior na escalada da inflação, por conta dos choques nos preços de energia em decorrência da guerra na Ucrânia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do Fed reconhece que combate à inflação pode envolver 'alguma dor'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!