MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Confiança do empresário industrial cai em novembro em 24 dos 30 setores, diz CNI

A confiança do empresário industrial caiu em novembro em 24 dos 30 setores analisados pela Confederação Nacional da Indústria. De acordo com o Índice Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta sexta-feira, além do recuo, pela primeira vez

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2021, 10:16:00 Editado em 26.11.2021, 10:24:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A confiança do empresário industrial caiu em novembro em 24 dos 30 setores analisados pela Confederação Nacional da Indústria. De acordo com o Índice Confiança do Empresário Industrial (Icei), divulgado nesta sexta-feira, além do recuo, pela primeira vez desde abril de 2021, um dos 30 setores analisados demonstra falta de confiança: o de Produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal.

continua após publicidade

O levantamento mostra que as maiores quedas de confiança ocorreram nos setores de móveis (-4,6 pontos), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e outros (-4,0 pontos) e metalurgia (-3,6 pontos). Por outro lado, a confiança avançou principalmente nos setores: Outros equipamentos de transporte (+3,3 pontos), Produtos farmoquímicos e farmacêuticos (+2,9 pontos) e Obras de infraestrutura (+2,0 pontos).

A CNI destaca que, apesar da queda, com exceção do setor de produtos de limpeza, que registrou Icei de 49,5 pontos, todos os demais ficaram acima da linha de 50 pontos, ou seja, permanecem confiantes. O índice varia de zero a 100, sendo que dados acima de 50 pontos representam confiança e abaixo, falta de confiança.

continua após publicidade

Segundo a economista da CNI Larissa Nocko, o resultado do Icei foi heterogêneo entre os setores, refletindo que as características setoriais estão afetando de forma diferente a confiança. O índice é resultado da média entre a percepção das condições atuais e das expectativas futuras.

"Todos os componentes do Icei caíram. Quando perguntados sobre a percepção das condições atuais da economia, apenas dois setores a avaliaram positivamente: outros equipamentos de transporte e produtos de madeira. O que mantém o indicador da maior parte dos setores acima de 50 pontos, ou seja, em um cenário de confiança, são as expectativas positivas para os próximos seis meses, ainda que menos otimistas do que no mês anterior", explica Larissa.

Em 12 meses, a confiança da indústria apresentou quedas expressivas, segundo a CNI. Entre novembro de 2020 e novembro de 2021, a confiança subiu em apenas três dos 30 setores pesquisados: Obras de Infraestrutura, produtos farmoquímicos e farmacêuticos e impressão e reprodução de gravações. Nos demais, o indicador caiu. No setor de Produtos de Borracha, o Icei passou de 68,2 pontos para 54 pontos. O Icei do setor de bebidas, que há um ano era de 62,6 pontos está em 50,2 pontos.

continua após publicidade

A pesquisa aponta outras quedas expressivas no índice nos setores de: Produtos têxteis (-11,1 pontos), produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (-10,1 pontos), Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e outros (-9,7 pontos), Máquinas e equipamentos (-8,8 pontos) e Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-8,6 pontos).

Para o levantamento, foram entrevistadas 2.340 empresas entre os dias 3 e 12 de novembro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Confiança do empresário industrial cai em novembro em 24 dos 30 setores, diz CNI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!