MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

BCE: período de pressões inflacionárias é incerto, mas reação não será exagerada

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde alertou que o período em que durarão as atuais pressões inflacionárias vindas de gargalos na cadeia global de suprimentos e altos preços do setor de energia ainda é motivo de incerteza, mas argu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2021, 13:55:00 Editado em 05.10.2021, 14:00:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde alertou que o período em que durarão as atuais pressões inflacionárias vindas de gargalos na cadeia global de suprimentos e altos preços do setor de energia ainda é motivo de incerteza, mas argumentou que a entidade monetária não deve "reagir exageradamente" a esses impulsos e usar sua política monetária para tentar freá-los.

continua após publicidade

Durante evento organizado pela Iniciativa Econômica da Região Metropolitana de Frankfurt nesta terça-feira, Lagarde afirmou que os instrumentos do BCE não são eficientes para lidar com os problemas na oferta que provocam as leituras de alta inflação recentes na zona do euro.

A banqueira central, no entanto, disse que o BCE ficará atento aos desenvolvimentos nos salários para "assegurar" que as expectativas inflacionárias no bloco monetário fiquem dentro da meta de 2% ao ano do BC comum.

continua após publicidade

Segundo ela, a zona do euro ainda está em recuperação da pandemia de covid-19, à medida que a região tenta sair da crise sanitária "de forma segura".

Lagarde disse ver positivamente o futuro econômico do bloco, argumentando que a Europa está melhor posicionada que o restante do mundo para enfrentar desafios futuros que têm tornado a economia global "menos previsível".

Entre eles, ela destacou as mudanças climáticas, cujos impactos deverão se tornar mais comuns em breve, de acordo com Lagarde.

Neste sentido, a dirigente elogiou o fundo de investimentos para o período de 2021 a 2027 nomeado Next Generation EU, que destinará cerca de 40% de seus recursos a investimentos verdes e 20% para a digitalização da economia europeia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "BCE: período de pressões inflacionárias é incerto, mas reação não será exagerada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!