MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Rosário do Ivaí vai entrar na produção de vinho

A Prefeitura de Rosário do Ivaí, em parceria com a Associação dos Produtores de Uva (Apri) do município, está apressando as obras da vinícola, unidade que vai produzir vinho e outros produtos derivados da uva, que representa hoje a principal cultura de

Da Redação

·
 O município de Rosário do Ivaí é considerado, hoje, a “Capital da Uva Niágara do Paraná”
Icone Camera Foto por Divulgação
O município de Rosário do Ivaí é considerado, hoje, a “Capital da Uva Niágara do Paraná”
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.04.2010, 08:50:00 Editado em 27.04.2020, 21:03:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Prefeitura de Rosário do Ivaí, em parceria com a Associação dos Produtores de Uva (Apri) do município, está apressando as obras da vinícola, unidade que vai produzir vinho e outros produtos derivados da uva, que representa hoje a principal cultura de Rosário do Ivaí. A expectativa é de que dentro de 90 dias o empreendimento já entre em funcionamento.

continua após publicidade

Segundo o prefeito Orlando Alves de Almeida (PMDB), a obra está sendo construída com recursos no valor de R$ 415.550 liberados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mais a contrapartida do município de R$ 15 mil. A vinícola está sendo construída no bairro rural Ismailton, em ponto estratégico às margens da rodovia PR-082, que liga Rosário do Ivaí a Grandes Rios.

O complexo industrial será composto por dois barracões equipados para fabricação de vinho, geléia e outros produtos derivados da uva. O empreendimento será gerenciado pela Apri, bem como a comercialização da produção.

continua após publicidade

“Para nós, esta vinícola será muito importante do ponto de vista econômico e social, pois vai agregar renda à produção de uva dos agricultores e emprego para nossa comunidade, além de também colocar Rosário do Ivaí na rota dos municípios produtores de uva do Paraná e do País”, a firma o prefeito.

O município de Rosário do Ivaí é considerado, hoje, a “Capital da Uva Niágara do Paraná”. Esta atividade econômica rural é conduzida por cerca de 130 pequenos agricultores, em uma área cultivada de 100 hectares. São aproximadamente 1 milhão de pés de uva plantados em diferentes bairros do município, que produzem em média 2 milhões de quilos por ano.

Atualmente, a produção vai para os principais centros consumidores do País, como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados.

Para comemorar a colheita e divulgar esta principal atividade econômica do município, todos os anos, no mês de dezembro, é realizada a Festa da Uva Niágara, que em 2009 chegou à sua décima primeira edição. Na ocasião, além dos shows artrísticos e funcionamento de barracas gastronômicas, é eleita a Rainha da Festa da Uva, realizados concurso de melhor uva e de degustadores desta fruta e promovidos encontros técnicos de produtores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Rosário do Ivaí vai entrar na produção de vinho "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!