MAIS LIDAS
VER TODOS

nasa

Recorde: telescópio encontra estrela mais distante já vista pela ciência

A Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira (30) que um novo recorde foi quebrado pela ciência

Da Redação

·
Recorde: telescópio encontra estrela mais distante já vista pela ciência
Icone Camera Foto por Nasa
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2022, 18:10:26 Editado em 30.03.2022, 18:11:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Nasa, a agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira (30) que um novo recorde foi quebrado pela ciência com a descoberta da estrela mais distante já vista pelos astrônomos, a Earendel (“estrela da manhã”, no inglês arcaico).

continua após publicidade

O astro, que está a 12,9 bilhões de anos-luz da Terra, existia quando o universo tinha cerca de 4 bilhões de anos, ou 30% de sua idade atual. O recorde anterior era da estrela Icarus, cuja luz levou 9 bilhões de anos para chegar à Terra.

“Quase não acreditamos no começo, ela estava muito mais longe do que a estrela anterior, mais distante e com maior desvio para o vermelho”, disse o astrônomo Brian Welch, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, principal autor do artigo que descreve a descoberta, publicado na revista Nature.

continua após publicidade

O achado foi feito a partir de dados coletados durante o programa RELICS (Reionization Lensing Cluster Survey) do Hubble.

Segundo os cientistas, a estrela existiu há tanto tempo que pode não ter as mesmas matérias-primas que as estrelas de hoje em dia.

“Estudar a Earendel será uma janela para uma era do universo com a qual não estamos familiarizados, mas que levou a tudo o que sabemos. É como se estivéssemos lendo um livro bastante interessante, mas começamos com o segundo capítulo e agora teremos a chance de ver como tudo começou”, disse Welch.

continua após publicidade

Os cientistas acreditam que Earendel tenha pelo menos 50 vezes a massa do nosso Sol e seja milhões de vezes mais brilhante, rivalizando com as estrelas mais massivas conhecidas.

“Normalmente, a essa distância, galáxias inteiras parecem pequenas manchas, com a luz de milhões de estrelas que se mistura”, disse Welch. “A galáxia que hospeda esta estrela foi ampliada e distorcida por lentes gravitacionais em um longo crescente que chamamos de Arco do Nascer do Sol”.

Segundo a Nasa, a expectativa agora é que o astro seja observado pelo telescópio espacial James Webb e que a alta sensibilidade do instrumento permita observações mais detalhadas da Eearendel.

continua após publicidade

“Com o Webb, poderemos ver estrelas ainda mais distantes que a Earendel, o que seria incrivelmente emocionante”, disse Welch. “Vamos voltar o mais longe que pudermos. Eu adoraria ver o Webb quebrar o recorde de distância da Earendel.”


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Recorde: telescópio encontra estrela mais distante já vista pela ciência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!