MAIS LIDAS
VER TODOS

INTERNACIONAL

Papa faz visita histórica a Marselha em defesa dos migrantes

Objetivo é chamar atenção para situação dos refugiados no Mediterrâneo

Da Redação

·
Papa Francisco
Icone Camera Foto por Reprodução
Papa Francisco
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.09.2023, 12:45:00 Editado em 22.09.2023, 12:44:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O papa Francisco chega nesta sexta-feira (22) a Marselha para uma visita de dois dias, dedicada ao desafio da migração e ao drama dos naufrágios no Mediterrâneo. "A migração deve ser uma escolha livre" é a mensagem que deverá fazer à União Europeia, no próximo domingo (24), pela passagem do 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, no momento em que os países europeus tentam travar os fluxos migratórios e fechar as fronteiras.

continua após publicidade

Marselha recebe a visita do papa nos próximos dois dias. Não se trata de uma visita de Estado à França, mas a Marselha, para participar dos “Encontros do Mediterrâneo”, evento que reunirá bispos e jovens católicos de todas as margens do Mediterrâneo, organizado pela Conferência Episcopal Italiana.

- LEIA MAIS: Papa faz alerta sobre os perigos da inteligência artificial; confira

continua após publicidade

Trata-se de visita histórica à segunda maior cidade francesa - onde convivem diversas comunidades e religiões. O ue, de acordo com o que tem defendido desde o início do seu pontificado, em 2013.

Na missa do último domingo, no Vaticano, Francisco pediu orações pela viagem, que visa “promover percursos de paz, de colaboração e de integração, em volta do “Mare Nostrum”.

"Maior cemitério do mundo"

A viagem do papa Francisco ocorre poucos dias depois da chegada de milhares de migrantes à ilha italiana de Lampedusa, a 150 quilômetros da costa tunisiana, o que levou a União Europeia a adotar um plano de emergência para ajudar Roma a gerir os fluxos migratórios provenientes do Norte da África.

continua após publicidade

O ministro francês do Interior, Gérald Darmanin, afirmou recentemente que "a França não acolherá os migrantes de Lampedusa, exceto refugiados políticos", em entrevista ao canal francês TF1."Não é acolhendo mais pessoas que vamos conter um fluxo que, evidentemente, afeta nossa capacidade de integração", afirmou Darmanin, em mensagem.

A Rota do Mediterrâneo é considerada a mais perigosa do mundo, mais de 28 mil pessoas desapareceram nas suas águas desde 2014, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O papa lamenta regularmente que se trata do “maior cemitério do mundo”.

Nesta sexta-feira, ao chegar ao aeroporto de Marselha, o líder religioso será recebido pela primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, e seguirá para a Basílica de Notre-Dame de la Garde para uma oração inter-religiosa e uma homenagem aos migrantes desaparecidos no Mediterrâneo.

continua após publicidade

Amanhã, está prevista missa no estádio Orange Vélodrome, onde são esperadas cerca de 60 mil pessoas mil pessoas, e um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, apesar de não ser uma visita de Estado.

A viagem do papa Francisco, de 86 anos, a Marselha é sua 44ª visita ao estrangeiro. Ele afirmou, no início de setembro, que viajar “já não é tão fácil como antes”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Papa faz visita histórica a Marselha em defesa dos migrantes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!