MAIS LIDAS
VER TODOS

DIA MUNDIAL DA PAZ

Papa faz alerta sobre os perigos da inteligência artificial; confira

O pontífice já afirmou anteriormente que a internet é um "presente de Deus", desde que usada com sabedoria

Da Redação

·
Papa Francisco, 86 anos
Icone Camera Foto por Reprodução
Papa Francisco, 86 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.08.2023, 10:37:23 Editado em 08.08.2023, 10:37:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O papa Francisco pediu nesta terça-feira (8) uma reflexão global sobre os potenciais perigos da inteligência artificial (IA), observando as "possibilidades disruptivas e efeitos ambivalentes" da nova tecnologia.

continua após publicidade

Francisco, que tem 86 anos e disse no passado não saber usar um computador, fez o alerta em mensagem pelo próximo Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, que cai no dia de Ano Novo. O Vaticano divulgou a mensagem com bastante antecedência, como é de praxe.

- LEIA MAIS: Lula e papa Francisco se encontram no Vaticano

continua após publicidade

O papa “lembra a necessidade de estar vigilante e trabalhar para que uma lógica de violência e discriminação não crie raízes na produção e uso de tais dispositivos, à custa dos mais frágeis e excluídos”, afirma a mensagem.

“A urgência de orientar o conceito e o uso da inteligência artificial de forma responsável, para que esteja a serviço da humanidade e da proteção da nossa casa comum, exige que a reflexão ética se estenda ao âmbito da educação e do direito", acrescenta.

Em 2015, Francisco reconheceu ser "um desastre" com a tecnologia, mas também chamou a internet, as redes sociais e as mensagens de texto de "presente de Deus", desde que usadas com sabedoria.

Em 2020, o Vaticano uniu forças com as gigantes da tecnologia Microsoft e IBM para promover o desenvolvimento ético da inteligência artificial ​​e defender a regulamentação de tecnologias como o reconhecimento facial.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Papa faz alerta sobre os perigos da inteligência artificial; confira"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!