MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

'O medo não está funcionado', diz ex-presidente mexicano sobre futuro climático

"O medo não está funcionando, precisamos falar também sobre o paraíso climático que pode ser criado nesse caminho", diz o ex-presidente do México Felipe Calderón. A mensagem para um auditório lotado foi dada na manhã deste sábado, 9, no Pavilhão da Bienal

Emilio Sant'Anna (via Agência Estado)

·
Escrito por Emilio Sant'Anna (via Agência Estado)
Publicado em 09.07.2022, 19:50:00 Editado em 09.07.2022, 19:55:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

"O medo não está funcionando, precisamos falar também sobre o paraíso climático que pode ser criado nesse caminho", diz o ex-presidente do México Felipe Calderón. A mensagem para um auditório lotado foi dada na manhã deste sábado, 9, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, no segundo dia da Virada ODS, evento que traz a São Paulo o debate sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável. Ao lado dele, o escritor, xamã e presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa, faz um apelo ao povo das cidades: "vocês precisam conhecer a realidade dos indígenas, conhecer e respeitar o povo da floresta", afirma.

continua após publicidade

No centro do Palco Mudanças Climáticas, os dois dividiram a atenção da plateia. Violência na floresta amazônica, desmatamento, consciência ambiental, sociedade, governança e sustentabilidade foram alguns dos assuntos que passaram pelo debate no Ibirapuera. O evento se espalha por outras regiões da cidade e vai até este domingo, 10. Toda programação é gratuita.

Para o ex-presidente mexicano, o caminho para um futuro sustentável pode ser atingido por meio de mensagens positivas, e possíveis, e pelo comprometimento dos cidadãos e empresas com o que escolhe consumir. Ele cita o exemplo do óleo de palma, amplamente usado nas indústrias alimentícia e de cosmético, e produzido muitas vezes com a derrubada da floresta tropical na Indonésia. Após uma série de denúncias, empresas multinacionais firmaram um acordo para evitar a compra sem comprovação de procedência.

continua após publicidade

"É um compromisso que precisa envolver consumidores e empresas, temos que exigir que essas empresas tenham comprometimento", afirma. "É difícil? Com certeza, mas é o único caminho."

Kopenawa vê nisso e no apoio aos povos da floresta o papel atual mais relevante para um futuro sustentável. "Hoje, precisamos do apoio de vocês, para nossa luta, nossa herança e nossa cultura", diz o presidente da Hutukara Associação Yanomami.

Coordenadora do Movimento da Juventude Indígena, Txai Suruí era presença esperada no debate deste sábado, mas por problemas pessoas não pode comparecer, de acordo com a organização.

continua após publicidade

Na sexta-feira, 8, presente ao evento, o ex secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Ban Ki-moon afirmou que "a Amazônia representa a saúde do mundo". Alcançar os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), firmados enquanto ainda era secretário-geral, na visão dele, vai ajudar a "termos um futuro mais resiliente e próspero para todos", em cenário em que ainda enfrentamos a pandemia e vivenciamos a Guerra da Ucrânia. No entanto, Ki-moon destaca que o progresso das metas tem sido desigual ao redor do globo. "Precisamos de uma parceria global forte se queremos atingir os ODS."

A programação completa da Virda ODS, em cada localidade, está disponível no site oficial da Virada.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "'O medo não está funcionado', diz ex-presidente mexicano sobre futuro climático"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!