MAIS LIDAS
VER TODOS

Minas Gerais

Idoso que vivia em situação análoga à escravidão é resgatado

Segundo o relatório da fiscalização, o idoso trabalha há 26 anos para o proprietário do sítio

Da Redação

·
Idoso que vivia em situação análoga à escravidão é resgatado
Icone Camera Foto por MPT/Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.11.2021, 11:10:54 Editado em 21.11.2021, 11:10:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um idoso de 93 anos foi resgatado em condições análogas à escravidão em um sítio de São João Del Rei, em Minas Gerais. O caso foi descoberto no último dia (2), após inspeção realizada pela Polícia Federal em parceria com o MPT (Ministério Público do Trabalho) e AFT (Auditoria Fiscal do Trabalho).

continua após publicidade

Tudo começou após uma denúncia anônima enviada ao MPT informar que um casal de caseiros, abrigados na moradia, estavam vivendo em condições degradantes. “A casa está em condições precárias, não possui saneamento sanitário, corre o risco de desabamento, enfatizando que parte do telhado da mesma já começou a desabar”, consta da denúncia.

Segundo o relatório da fiscalização, o idoso trabalha há 26 anos para o proprietário do sítio. Em depoimento, ele disse sempre ter recebido um salário mínimo e que, atualmente, recebe aposentadoria.

continua após publicidade

No entanto, recentemente ele teve sua contratação formal encerrada. “A partir de então, para que ele não perdesse o benefício, ele passou a laborar sem registro”, diz um trecho do documento.

Condições insalubres

Ainda segundo o relatório, “a casa que era habitada pelo casal encontrava-se com rachaduras, fiação exposta e apresentava indicativos de que havia sido trocado o telhado recentemente”. Em depoimento, a esposa do idoso relatou que o casal precisava cobrir seus pertences com plástico, por conta das inúmeras infiltrações no teto.

continua após publicidade
Idoso que vivia em situação análoga à escravidão é resgatado
Foto por MPT/Divulgação

Além disso, no quarto em que os dois dormiam, o vidro da janela estava quebrado e tampado com um plástico. De acordo com o MPT, “todas as informações constantes do relatório de fiscalização vão instruir o procedimento de investigação que será conduzida”.

“A reparação da situação será buscada, seja por via administrativa pela assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), seja pela via judicial, por meio de Ação Civil Pública (ACP)”, explica a procuradora do Trabalho, Fernanda Brito Pereira.

Com informações BHAZ e MPT

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Idoso que vivia em situação análoga à escravidão é resgatado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!