MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Governo lança programa para sequenciar DNA de 100 mil brasileiros -

O governo federal lançou nesta quarta-feira, 14, um programa de sequenciamento genético com o objetivo de permitir ao Sistema Único de Saúde (SUS) trabalhar com prevenção de doenças, oferecer um diagnósticos mais preciso e tratamento personalizado. O Prog

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.10.2020, 20:13:00 Editado em 14.10.2020, 20:20:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo federal lançou nesta quarta-feira, 14, um programa de sequenciamento genético com o objetivo de permitir ao Sistema Único de Saúde (SUS) trabalhar com prevenção de doenças, oferecer um diagnósticos mais preciso e tratamento personalizado. O Programa Genoma Brasil quer criar um banco de dados com o DNA de 100 mil brasileiros em quatro anos.

continua após publicidade

O programa foi lançado em cerimônia no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A iniciativa, no entanto, foi criada oficialmente em agosto quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

"Nós já estamos atrasados, grande parte do mundo já está há mais de 8 anos tratando de genômica, de terapia genômica, e nós precisamos correr atrás do prejuízo", disse Pazuello.

continua após publicidade

O ministro destacou a necessidade do mapeamento genético para oferecer uma medicina de precisão. "Nós precisamos dar o remédio certo, na dose certa, para aquela pessoa que o remédio vai fazer efeito. Se não, nós não vamos estar fazendo a saúde que o brasileiro merece em 2020, 2021", argumentou.

O investimento previsto é de R$ 600 milhões nos próximos quatro anos. Inicialmente, o programa fará o sequenciamento de portadores de doenças raras, cardíacas, câncer e infectocontagiosas, como a covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, a prioridades foram definidas pela quantidade casos no país e o alto custo que geram ao SUS.

De acordo com a pasta, o banco de dados recorrerá a informações de pacientes que já fazem tratamento no SUS e terão seu sigilo resguardado. De acordo com a pasta, o programa vai permitir explorar a especificidades genéticas da população brasileira, uma das mais miscigenadas do mundo.

continua após publicidade

Durante a cerimônia, Bolsonaro voltou a elogiar Pazuello, dizendo que ele faz um "trabalho excepcional". Pela manhã, os dois já haviam encontrado no Ministério Saúde para discutir o enfrentamento à pandemia do coronavírus. O Brasil superou 151 mil mortes e tem mais de 5 milhões de infectados.

"Hoje eu visitei o ministério da Saúde, e não foi novidade pra mim ser surpreendido positivamente da maneira como ele conduz essa pasta. E também, por afirmações de servidores, no tocando a sua gestão. Então ele faz um trabalho com a sua equipe, no meu entender, excepcional. E agora, dá um grande passo pra nós entrarmos na elite da questão do tratamento de doenças no Brasil através desse projeto Genomas Brasil", disse Bolsonaro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Governo lança programa para sequenciar DNA de 100 mil brasileiros -"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!