MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Fundo patrimonial permitirá que USP receba doações

A Universidade de São Paulo (USP) lançou nesta semana o seu fundo patrimonial e se prepara para, até o fim do ano, começar a receber doações. Hoje, já é possível doar para projetos específicos da USP e, com o fundo patrimonial, a ideia é que parte das doa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2021, 08:02:00 Editado em 26.11.2021, 08:09:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Universidade de São Paulo (USP) lançou nesta semana o seu fundo patrimonial e se prepara para, até o fim do ano, começar a receber doações. Hoje, já é possível doar para projetos específicos da USP e, com o fundo patrimonial, a ideia é que parte das doações entrem em uma poupança duradoura.

continua após publicidade

Comuns nos Estados Unidos, os fundos patrimoniais, ou endowments, investem dinheiro doado no mercado, e a universidade só usa os rendimentos para ações como melhorar laboratórios, apoio à pesquisa e bolsas. A ideia é que o fundo seja perene: quanto maior o bolo de doações, maiores os rendimentos e mais projetos são apoiados.

O fundo patrimonial da USP receberá doações de qualquer valor. Podem participar não só empresários e ex-alunos, mas qualquer interessado em contribuir. Quem doar pode escolher o modelo: para aplicação imediata em ações específicas ou a poupança de rendimentos, com aplicação posterior.

continua após publicidade

Unidades da USP já criaram seus fundos há mais tempo. O mais antigo é o Amigos da Poli, que, neste ano, chegou à marca de R$ 36 milhões. O fundo já aplicou R$ 1 milhão em projetos dos alunos de engenharia.

Será possível contribuir por meio de uma página na internet, com pagamento em boleto ou cartão de crédito. Novos endowments e até antigos fundos ligados às universidades têm diversificado as formas de pagamento para atrair doadores. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por exemplo, é possível doar com PIX. Outras instituições criam planos mensais.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Fundo patrimonial permitirá que USP receba doações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!