MAIS LIDAS
VER TODOS

Amazônia

Freira relata como é a vida no Barco Hospital Papa Francisco

Embarcação é uma casa de hospitalidade, de luta, de defesa da vida, de evangelização, de simplicidade e de amor

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.03.2024, 10:40:32 Editado em 26.03.2024, 10:50:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A irmã Márcia Lopes Assis, da Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, desempenha a sua atividade pastoral na paróquia de Nossa Senhora da Saúde, em Juruti-Pará do Baixo Amazonas, pertencente à diocese de Óbidos, no Brasil. Ela afirma que a sua "vocação é missionária desde o início" e, ao longo do seu caminho, o bom Deus sempre a surpreendeu em cada experiência de missão que lhe permitiu viver:

continua após publicidade

"Todas foram experiências extraordinárias e intensas, e estou muito grata por elas. Juruti não é diferente, representa uma experiência maravilhosa que me permitiu redescobrir a essência da minha vocação e do carisma da nossa fundadora, que trago dentro de mim. Aqui, a casa não assume as conotações que tem noutros lugares, onde a imaginamos como algo estático, que satisfaz todas as nossas necessidades e onde estamos ao abrigo dos perigos externos. Aqui, a casa pode estar num barco a remos ou numa rede amarrada a uma mangueira, na rua, debaixo de um toldo aberto ou até dentro da própria sacristia", conta.

- LEIA MAIS: Diocese anuncia instalação de mosteiro na Colônia Esperança

continua após publicidade

As crianças, as melhores mestras

A consagrada desempenha várias atividades, entre as quais, a de consultora do Conselho Missionário Paroquial (Comipa), pastoral que abrange a exortação do Papa Francisco a ser “Igreja em saída”, Igreja missionária. O objetivo do Comipa é atender as 78 comunidades que compõem o setor paroquial, especialmente as mais distantes, frágeis e carentes, que ficam a mais de 60 km de distância.

Atravessar o rio Amazonas, comenta a irmã Márcia, «não é uma tarefa fácil. Quando chegamos à comunidade de Santa Rita, fui recebida pelas crianças, muito tímidas e assustadas com a chegada de um estranho, mas depressa fizemos amizade. Algumas têm medo porque pensam que sou enfermeira ou dentista; outras dizem que sou professora, mas quase todas ficam encantadas, permanecem perto de mim, dizem que também elas serão religiosas quando crescerem».

continua após publicidade

Em sinal de agradecimento, as crianças propuseram à religiosa ensinar-lhe a remar. «Nas crianças, encontrei as melhores mestras», acrescenta.

Desafiar a natureza

Um dos numerosos desafios apresentados pela região onde a irmã Márcia desempenha a sua missão é o problema da “terra caída”, ou seja, ilhas que desapareceram devido à força constante das águas. Isto faz com que algumas casas fiquem submersas e muitas famílias devem transferir-se até que o nível da água volte a diminuir. Estes eventos fazem com que a educação não siga o calendário civil, mas o calendário das águas. As crianças vão à escola de barco.

continua após publicidade

Dormir numa rede ao som da água do rio, não dispor sequer de um telemóvel, entre outras experiências, ajudaram a consagrada a experimentar a compaixão e a aprender uma grande lição: "Aceitar as coisas tal como elas são", e dar graças pelo testemunho de força, esperança e resiliência das famílias.

Um barco portador de esperança

continua após publicidade

A irmã Márcia faz parte do grupo de 35 colaboradores que navegam no “Barco Hospital Papa Francisco”, entre os quais 10 médicos, 2 dentistas e um sacerdote, frei Alfonso Lambert. É uma casa de hospitalidade, de luta, de defesa da vida, de evangelização, de simplicidade e de amor.

O dia no barco começa muito cedo, com a celebração da missa. Depois, os especialistas visitam as pessoas com base nos vários problemas de saúde. «Dedico-me ao acolhimento das famílias, à evangelização das crianças, ao acompanhamento dos doentes após uma intervenção cirúrgica ou às visitas, quando não se podem deslocar. Distribuo a Eucaristia aos enfermos», diz a irmã Márcia.

Durante as expedições, assistiram cerca de 5.200 pessoas e, em certos casos, até realizaram cirurgias mais simples: alguns doentes estavam à espera havia oito anos. Na sua viagem, visitaram a área de Aritapera e a região indígena de Mamuru. "Podemos fazer uma analogia entre o Barco Hospital e Jesus: assim como levavam todos os doentes a Jesus para serem curados, o mesmo acontecia em relação ao Barco Hospital", frisa a irmã Márcia. Naquela época, a religiosa experimentou uma Igreja samaritana que oferecia os cuidados do amor.

"Há um propósito que dá sentido ao estar onde se está e ao fazer o que se faz. Que ninguém nos impeça de constituir uma missão onde a Providência nos coloca, e que o amor seja o motor de tudo", conclui a religiosa.

Com informações do Vatican News

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Freira relata como é a vida no Barco Hospital Papa Francisco"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!