MAIS LIDAS
VER TODOS

Sputnik V

Estados Unidos pressionaram Brasil a rejeitar vacina Sputnik V

Um relatório do governo dos Estados Unidos produzido na gestão Trump afirma que o país persuadiu o Brasil a não comprar a Sputnik V, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Rússia.A informação está em um documento do Departamento de Saúde e Ser

Da Redação

·
Estados Unidos pressionaram Brasil a rejeitar vacina Sputnik V
Icone Camera Foto por Stefani Reynolds / EPA
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2021, 16:30:55 Editado em 15.03.2021, 16:31:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um relatório do governo dos Estados Unidos produzido na gestão Trump afirma que o país persuadiu o Brasil a não comprar a Sputnik V, vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Rússia.

continua após publicidade

A informação está em um documento do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS, na sigla em inglês) sobre as ações tomadas em 2020.

O HHS é responsável pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), órgão de saúde do país, e pela FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos), órgão regulador similar à Anvisa.

continua após publicidade

No governo Trump, o departamento foi comandado entre 2018 e 2021 por Alex Azar, ex-executivo de uma grande farmacêutica que chegou a chefiar a resposta do país ao coronavírus no início da pandemia.

No trecho que fala sobre "combater as influências malignas nas Américas", o documento aponta que o Escritório de Assuntos Globais do HHS "usou as relações diplomáticas na região para mitigar os esforços" de Cuba, Venezuela e Rússia, "que estão trabalhando para aumentar sua influência na região em detrimento da segurança dos Estados Unidos".

O relatório cita dois exemplos da coordenação com outras agências governamentais dos EUA para "fortalecer os laços diplomáticos e oferecer assistência técnica e humanitária para dissuadir os países da região de aceitar ajuda desses estados mal-intencionados":

continua após publicidade

O uso do escritório do adido de saúde da OGA para persuadir o Brasil a rejeitar a vacina russa contra Covid-19;A oferta de assistência técnica do CDC para o Panamá não aceitar uma oferta de médicos cubanos.

Procurado, o fundo soberano russo, que financia a Sputnik V, afirmou que "o Departamento de Saúde dos Estados Unidos confirmou publicamente que pressionou o Brasil contra a Sputnik V" e criticou o governo americano. "Os países devem trabalhar juntos para salvar vidas. Os esforços para minar as vacinas são antiéticos e custam vidas."

OGA é a sigla para Escritório de Assuntos Globais, que tem adidos de saúde "em quase todas as regiões do mundo", segundo o HHS. De acordo com o departamento, "os adidos de saúde são o principal ponto de contato para a diplomacia global".

continua após publicidade

Atualmente, os EUA têm adidos de saúde no Brasil, na China, na Índia, no México, na África do Sul e na missão do país na ONU, em Genebra. Não há, no entanto, detalhes no documento do HHS de como essa "persuasão" teria sido exercida sobre o governo Bolsonaro.

Sputnik V no Brasil

continua após publicidade

Na sexta-feira (12), o governo brasileiro anunciou a compra de 10 milhões de doses da Sputnik V. O anúncio foi feito após o consórcio de governadores do Nordeste negociar outras 37 milhões de doses da vacina russa.

Apesar dos anúncios dos governos federal e estaduais, a Sputnik V ainda não foi aprovada pela Anvisa para uso emergencial no Brasil.

A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, tem 91,6% de eficácia e se tornou a primeira a ser autorizada para uso emergencial no mundo, em agosto, antes mesmo do fim dos testes clínicos.

Atualmente, o Brasil utiliza as vacinas CoronaVac e de Oxford/AstraZeneca no Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacina da Pfizer já teve o registro definitivo concedido pela Anvisa, mas o governo federal não comprou o imunizante até o momento.

Com informações: G1

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Estados Unidos pressionaram Brasil a rejeitar vacina Sputnik V"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!