MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID-19

Especialistas dos EUA analisam riscos da vacina Janssen

O imunizante pode aumentar o risco de complicação pela síndrome de Guillain-Barré.

Da Redação

·
Especialistas dos EUA analisam riscos da vacina Janssen
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.07.2021, 20:16:45 Editado em 12.07.2021, 20:16:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A possibilidade de que a vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson possa aumentar ligeiramente o risco de uma complicação neurológica rara conhecida como síndrome de Guillain-Barré está sendo avaliada por autoridades federais de saúde dos Estados Unidos. O jornal "Washington Post' informou que o FDA, órgão semelhante à Anvisa, prepara um aviso que liga a vacina à síndrome.

continua após publicidade

De acordo com reportagem publicada pela CNN, mesmo que a vacina aumente o risco da síndrome, ainda é melhor se vacinar contra o coronavírus, enfatizou o CDC. "A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é um distúrbio neurológico no qual o sistema imunológico do corpo danifica as células nervosas, causando fraqueza muscular ou, nos casos mais graves, paralisia. A cada ano nos Estados Unidos, cerca de 3.000 a 6.000 pessoas desenvolvem a condição; geralmente é desencadeada por uma infecção respiratória ou gastrointestinal. A maioria das pessoas se recupera totalmente da síndrome", disse o porta-voz do CDC.

"Relatos de SGB após o recebimento da vacina J & J / Janssen contra a Covid-19 no Sistema de Notificação de Eventos Adversos de Vacinas (VAERS) são raros, mas provavelmente indicam um pequeno risco possível deste efeito colateral após esta vacina. Cerca de 100 relatos preliminares de SGB foram detectados após 12,8 milhões de doses da vacina J & J / Janssen contra a Covid-19 administradas. Esses casos foram amplamente relatados cerca de duas semanas após a vacinação e principalmente em homens, muitos com 50 anos ou mais."

continua após publicidade

O mesmo padrão não se verifica com as outras duas vacinas autorizadas nos Estados Unidos, da Moderna e da Pfizer. O porta-voz disse que o Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do CDC iria discutir o assunto em uma próxima reunião.

"Nos Estados Unidos, quase todas as hospitalizações e mortes por Covid-19 estão ocorrendo agora em pessoas não vacinadas. O risco de eventos adversos graves após a vacinação contra a Covid-19 permanece raro. Recomenda-se que todas as pessoas com 12 anos ou mais recebam a vacina", disse o comunicado.

O CDC e o FDA interromperam brevemente o uso da vacina Johnson & Johnson no início deste ano devido ao risco de um tipo raro de complicação da coagulação do sangue, mas suspenderam a pausa em abril após determinar que o risco era baixo e a condição tratável. O rótulo da vacina foi atualizado para alertar sobre o risco.

Com informações CNN.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Especialistas dos EUA analisam riscos da vacina Janssen"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!