MAIS LIDAS
VER TODOS

SAÚDE

Doença de Parkinson: sintomas aparecem anos antes do diagnóstico

Doença neurodegenerativa é a segunda mais frequente no mundo, atrás apenas do Alzheimer

Da Redação

·
Distúrbio neurológico é causado pela redução da dopamina
Icone Camera Foto por Reprodução
Distúrbio neurológico é causado pela redução da dopamina
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.02.2024, 13:53:44 Editado em 22.02.2024, 14:48:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Tremores nas mãos e rigidez muscular: esses são os sintomas mais associados ao Parkinson. Mas afinal, o que é a doença e como saber quando procurar um especialista para conseguir um diagnóstico?

continua após publicidade

O Parkison é uma doença degenerativa, crônica e progressiva do sistema nervoso central. O distúrbio neurológico é causado pela redução da dopamina, substância que ajuda na realização de movimentos voluntários do corpo. Com a queda desse neurotransmissor, o controle motor do paciente fica prejudicado.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais frequente no mundo, atrás apenas do Alzheimer. Cerca de 4 milhões de pessoas no mundo vivem com a doença, sendo aproximadamente 200 mil no Brasil.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Quais os fatores que levam uma pessoa a ter colesterol alto?

Conforme os especialistas, o Parkinson é muito mais frequente na população idosa, acima dos 60 anos. No entanto, é preciso estar atento! Em casos mais raros, a doença também pode atingir adultos jovens. Ainda conforme a OMS, a estimativa é que entre 10% e 15% dos pacientes diagnosticados tenham menos de 50 anos e apenas cerca de 2% tenham menos de 40.

Os tremores nas extremidades das mãos é o sintoma mais lembrado quando o assunto é a doença de Parkinson, no entanto, não é o principal nos casos mais precoces. De acordo com o médico e cientista brasileiro Drauzio Varella, a lentidão dos movimentos é o que pode estar associado ao início da doença.

continua após publicidade

Sintomas surgem anos antes do diagnóstico

A doença foi descoberta no início do século 19, quando o cirurgião inglês James Parkinson (1755-1824) publicou o artigo "Um Ensaio sobre a Paralisia Agitante". Quase 200 anos depois, pesquisadores da Universidade College London, na Inglaterra, descobriram que alguns sintomas podem aparecer com até dez anos de antecedência ao diagnóstico.

De acordo com o artigo publicado em 2015 no The Lancet, até 20% dos pacientes com Parkinson podem não apresentar os tremores como sintoma."Apesar de ser frequente na maioria dos pacientes com doença de Parkinson, este não é o sintoma mais proeminente da doença. O tremor tende a aparecer eventualmente no curso da doença da maioria dos pacientes, mas podemos inclusive ter portadores da doença que nunca o terão", explica Marcos Eugenio Ramalho Bezerra, neurologista chefe da Unidade do Sistema Neuromuscular e do coordenador do Ambulatório de Distúrbio do Movimento, ambos do HC-UFPE.

Por esse motivo, é preciso estar atento a outros indicativos do início da doença. São eles:

continua após publicidade
  • Rigidez muscular e falta de equilíbrio;
  • Modificações na postura;
  • Depressão, ansiedade e nervosismo;
  • Distúrbios do sono;
  • Constipação;
  • Disfunção erétil;
  • Incontinência urinária;
  • Pressão baixa;
  • Perda de olfato e dificuldade em engolir;
  • Pouca expressão facial;
  • Escrita tremida e letras pequenas.

Apesar dos avanços nos estudos sobre a doença, o Parkinson não tem cura. O tratamento inclui um acompanhamento multiprofissional, com medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, suportes psicológico e nutricional e atividade física. Em alguns casos, também pode ser indicado cirurgia.

Recomendações

A forma precoce da doença pode ter origem genética, e isso deve ser investigado. "Sua progressão é mais lenta, e é possível ter qualidade de vida com o tratamento individualizado e medicação adequada”, afirma Varella. Por esse motivo, procure um médico tão logo perceba algum possível sintoma.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Doença de Parkinson: sintomas aparecem anos antes do diagnóstico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!