MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Chuva mata 17 no Espírito Santo; 5 morreram em casa para pessoas com deficiência

Subiu para 17 o número de pessoas que morreram no Espírito Santo por conta das fortes chuvas que atingem parte do Sudeste, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado na tarde deste domingo, 24 - até a noite de sábado, 23, quatro óbitos haviam

Gonçalo Junior e Giovanna Castro (via Agência Estado)

·
Escrito por Gonçalo Junior e Giovanna Castro (via Agência Estado)
Publicado em 24.03.2024, 21:09:00 Editado em 25.03.2024, 06:39:33
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Subiu para 17 o número de pessoas que morreram no Espírito Santo por conta das fortes chuvas que atingem parte do Sudeste, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado na tarde deste domingo, 24 - até a noite de sábado, 23, quatro óbitos haviam sido confirmados.

continua após publicidade

O governo decretou situação de emergência em 13 cidades do Sul do Estado afetadas pelas chuvas. O município com o maior número de vítimas é Mimoso do Sul, com 15 mortes. As outras duas ocorreram no município vizinho, Apiacá. O número de vítimas pode aumentar. "Ainda temos pessoas desaparecidas", afirmou o governador Renato Casagrande na tarde deste domingo.

Entre sexta (22) e sábado (23), Mimoso do Sul registrou o acumulado de 231,8 milímetros de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mimoso, Leonardo Ferreira, a cidade está "devastada". A água chegou ao segundo andar dos imóveis e arrastou carros.

continua após publicidade

Uma casa de repouso para idosos e outra que dá assistência a pessoas com deficiência foram tomadas pela água. Na primeira, dez idosos foram retirados do local "sem intercorrências", segundo a Defesa Civil estadual. Já na segunda, cinco pessoas morreram e outras cinco precisaram ser resgatadas por aeronave - não há informações sobre o estado de saúde delas.

Ainda em Mimoso do Sul, um caminhão do Corpo de Bombeiros foi arrastado pela enxurrada que alagou ruas do local. De acordo com a corporação, os militares estavam atendendo ocorrências na região quando estacionaram a viatura e seguiram até o local do atendimento com um bote.

Outras cidades também foram afetadas pelo grande volume de água, como Vargem Alta, com acumulados de chuva de 150,6 mm e Bom Jesus do Norte, atualmente sobre um alerta de risco "Muito Alto" de movimentação de massa.

continua após publicidade

Pelo menos 5.481 moradores ficaram desalojados no Estado - ou seja, precisaram ir para a casa de parentes ou amigos - e 255 estão desabrigados, sendo acolhidos em alojamentos provisórios fornecidos pelas prefeituras.

A Defesa Civil estadual considera alto o risco de eventos hidrológicos na região Sul do Estado ainda neste domingo. "Podem-se deflagrar eventos de alagamento, enxurradas e inundações dos córregos urbanos", diz o alerta.

A região também apresenta alta possibilidade de deslizamentos de terra induzidos e em encostas naturais e quedas de barreira às margens de rodovias. No Rio de Janeiro, sete pessoas já morreram por conta das chuvas - a maioria delas, em deslizamentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Chuva mata 17 no Espírito Santo; 5 morreram em casa para pessoas com deficiência"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!