MAIS LIDAS
VER TODOS

sextou?

Cerveja gelada não é indicada para enfrentar onda de calor; entenda

Sexta-feira e sol quente combinam com uma cerveja bem gelada, certo? Na verdade, não

Da Redação

·
Imagem ilustrativa
Icone Camera Foto por Pixabay
Imagem ilustrativa
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.11.2023, 11:33:31 Editado em 17.11.2023, 11:33:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sexta-feira, sol quente e termômetros batendo recordes combinam perfeitamente com uma cerveja bem gelada, certo? Na verdade, não. Para desapontamento dos amantes da bebida, essa pode não ser a melhor estratégia para enfrentar a onda de calor e para manter a hidratação necessária do corpo.

continua após publicidade

Resumidamente é que, apesar do saboroso frescor momentâneo, o álcool é conhecido por ser um poderoso diurético. Ou seja, ele intensifica a produção de urina e a perda de líquidos do nosso corpo. Assim, associado ao aumento da transpiração provocada pelo sol escaldante, criamos uma receita perfeita para a desidratação.

- LEIA MAIS: Onda de calor deve durar até sexta-feira, segundo Inmet

continua após publicidade

O álcool, tanto em bebidas fermentadas como destiladas, diminui a vasopressina, que é um famoso hormônio antidiurético (ADH). E quanto maior o teor alcoólico, maior a diminuição na produção de ADH. Nesse sentido, aguardentes como gim, rum, tequila, vodka e cachaça são consideradas as principais vilãs desse cenário.

A cerveja, no entanto, cujo teor alcoólico é mais baixo, permite um consumo maior antes que seja necessário uma "pausa" devido aos sintomas de embriaguez. Consequentemente, o indivíduo ficará desidratado por um período mais prolongado. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas da desidratação, os quais podem piorar conforme a idade da pessoa, já que idosos podem perde a percepção de sede. Os sintomas mais graves incluem as seguintes características:

  • Tontura
  • Fraqueza
  • Falta de ar
  • Escurecimento da visão
  • Pele seca
  • Desmaios
  • Confusão mental
  • Urina escura

O que beber então?

Para a tristeza de muitos, em dias de muito calor, o ideal é abrir mão do consumo de bebidas alcoólicas e optar por líquidos hidratantes, como água e isotônicos. Água de coco e sucos de frutas são opções indicadas por especialistas.

continua após publicidade

Mas, para aqueles que preferem não abrir mão de um copo de cerveja em um dia de lazer, não há motivo para preocupação. A dica então é reduzir a quantidade e priorizar a qualidade da bebida. Pesquisas apontam que a ingestão diária de álcool deve ser, no máximo, de:

  • 2 latas de cerveja ou 2 taças de vinho para homens;
  • 1 lata de cerveja ou 1 taça de vinho para mulheres e idosos.

Além de beber moderadamente, lembre-se de beber bastante água e, durante o consumo das bebidas alcoólicas, ficar em locais frescos e protegidos do sol, evitar locais abafados e fechados, e consumir alimentos leves ou frutas ricas em água.

*Com informações g1.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Cerveja gelada não é indicada para enfrentar onda de calor; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!