MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Câmara de SP aprova correção do IPTU atrelada à inflação até 2024

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em segundo turno nesta sexta-feira, 26, projeto que promove ajustes no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O projeto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB), autor do texto.Pela proposta, que rece

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.11.2021, 13:00:00 Editado em 27.11.2021, 13:08:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em segundo turno nesta sexta-feira, 26, projeto que promove ajustes no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O projeto segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes (MDB), autor do texto.

continua após publicidade

Pela proposta, que recebeu 34 votos favoráveis e 20 contrários, a taxa do IPTU ao longo de 2022, 2023 e 2024 será reajustada pela inflação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) com um limite de até 10%. No último ano, o imposto não teve aumento e, nos dois anteriores (2019 e 2020), o acréscimo foi de 3,5% de modo uniforme.

No mês passado, o projeto de lei teve 34 votos favoráveis, 19 contrários e 1 abstenção na primeira votação. A proposta é criticada por parte das bancadas, como PSOL e PT, por implicar aumento mais elevado nos bairros periféricos, o que foi demonstrado por meio de um levantamento da bancada petista.

continua após publicidade

O valor da isenção passou de R$ 160 mil para imóveis avaliados em R$ 230 mil. Calcula-se que até 1,2 milhão de imóveis da cidade continuarão isentos.

A Planta Genérica de Valores precisa ser revisada no primeiro ano de cada mandato. É ela que estabelece os valores do metro quadrado de imóveis, tanto terrenos quanto construções.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Câmara de SP aprova correção do IPTU atrelada à inflação até 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!