MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Banco Mundial aprova fundo adicional para investir em prevenção a pandemias

O Banco Mundial aprovou um fundo financeiro intermediário (FIF, na sigla em inglês) destinado a investimentos para fortalecer a prevenção, preparação e respostas a pandemias. A decisão, anunciada nesta quinta-feira, 30, atuará sobre as forças em níveis gl

Ilana Cardial (via Agência Estado)

·
Escrito por Ilana Cardial (via Agência Estado)
Publicado em 30.06.2022, 20:23:00 Editado em 30.06.2022, 20:25:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Banco Mundial aprovou um fundo financeiro intermediário (FIF, na sigla em inglês) destinado a investimentos para fortalecer a prevenção, preparação e respostas a pandemias. A decisão, anunciada nesta quinta-feira, 30, atuará sobre as forças em níveis global, nacional e regional, com foco em países de baixa e média renda. Já foram anunciados compromissos acima de US$ 1 bilhão para o FIF.

continua após publicidade

O fundo irá complementar o financiamento e apoio técnico fornecido pelo Banco Mundial, alavancar o conhecimento técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS) e envolver outras instituições consideradas importantes, afirma comunicado.

No desenvolvimento do programa, estiveram os Estados Unidos, além da Itália e Indonésia, como parte de suas presidências do G20. Os Estados-membros do grupo também deram "amplo apoio", diz nota. O US$ 1 bilhão conta com contribuições dos EUA, União Europeia, Indonésia, Alemanha, Reino Unido, Cingapura, a Fundação Gates e a instituição londrina Wellcome Trust.

continua após publicidade

O Banco Mundial é o maior provedor de financiamento para atuação com a pandemia com operações ativas em mais de 100 países em desenvolvimento para fortalecer seus sistemas de saúde, disse o presidente da instituição David Malpass. O FIF deve dar apoio financeiro adicional de longo prazo para complementar o trabalho das instituições existentes, afirmou. Já o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a organização que lidera terá papel central em questões técnicas do FIF.

Secretária do Tesouro americano, Janet Yellen elogiou o estabelecimento do fundo como uma "grande conquista". A decisão deve fortalecer a segurança de saúde ao redor do mundo, inclusive nos EUA, afirmou, em nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Banco Mundial aprova fundo adicional para investir em prevenção a pandemias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!