MAIS LIDAS
VER TODOS

REVIRAVOLTA

Após rebelião de mercenários, Putin reclama de "punhalada nas costas"

O presidente anunciou em discurso à nação “ações decisivas” para punir os “traidores" e proteger o país

Da Redação

·
presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um discurso à nação neste sábado (24)
Icone Camera Foto por Pixabay
presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um discurso à nação neste sábado (24)
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2023, 08:30:32 Editado em 24.06.2023, 08:31:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez um discurso à nação neste sábado (24) após a rebelião anunciada pelo líder mercenário Ievgeni Prigozhin, do grupo Wagner. Putin prometeu defender o país e também disse que rebelião é uma “punhalada nas costas”. O presidente anunciou “ações decisivas” para punir os “traidores”

continua após publicidade

A declaração ocorreu após o líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeniy Prigozhin, declarar um conflito aberto com a liderança militar da Rússia e convocar os russos a se juntar a 25 mil combatentes do Wagner contra o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e outros comandantes importantes.

-LEIA MAIS: STF retoma julgamento sobre piso nacional da enfermagem

continua após publicidade

Prigozhin, cuja empresa militar privada ajudou a Rússia a tomar a cidade ucraniana de Bakhmut, o único ganho territorial significativo de Moscou este ano, acusou os militares russos na sexta-feira (23) de realizar um ataque a um campo de Wagner e pareceu ameaçar Shoigu, declarando: “Essa escória vai ser detida!"

Em discurso de cinco minutos à nação, Putin disse que as funções militares e civis da cidade haviam sido “essencialmente bloqueadas”, parecendo reconhecer algum sucesso do Prigozhin, que na manhã de sábado reivindicou o controle de partes do quartel-general militar do sul das Forças Armadas russas.

Putin disse que o motim representava “uma ameaça mortal à nossa condição de Estado” e prometeu “ações duras” em resposta. “Todos aqueles que prepararam a rebelião sofrerão uma punição inevitável. As forças armadas e outras agências governamentais receberam as ordens necessárias”, disse Putin.

continua após publicidade

Ele chamou as ações de Prigozhin, sem se referir ao proprietário da empresa militar privada Wagner pelo nome, de “traidor” e afirmou que “aqueles que estão sendo arrastados para esse crime não cometam um erro fatal, trágico e único, e façam a única escolha certa - pare de participar de atos criminosos”.

Putin condenou a rebelião no que disse ser um momento em que a Rússia estava “travando a mais dura batalha pelo seu futuro” com sua guerra na Ucrânia. “Toda a máquina militar, econômica e de informação do Ocidente está sendo usada contra nós”, disse Putin.

“Essa batalha, quando o destino de nosso povo está sendo decidido, exige a unificação de todas as forças, unidade, consolidação e responsabilidade.” Uma rebelião armada em um momento como esse é “um golpe para a Rússia, para seu povo”, disse o presidente.

continua após publicidade

“Aqueles que planejaram e organizaram uma rebelião armada, que levantaram armas contra seus companheiros de armas, traíram a Rússia. E eles responderão por isso”, disse Putin.

Em resposta, Priogozhin disse que Putin está “profundamente enganado” e que seus combatentes não irão se entregar. Com informações do Estadão Conteúdo

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Após rebelião de mercenários, Putin reclama de "punhalada nas costas""

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!