MAIS LIDAS
VER TODOS

Inusitado

Aeroporto ‘contrata’ porcos para garantir segurança a aviões

O pedido foi feito como parte de um novo projeto, para tentar impedir colisões entre aves e aviões

Da Redação

·
Aeroporto ‘contrata’ porcos para garantir segurança a aviões
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2021, 16:50:31 Editado em 26.11.2021, 16:50:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em Amsterdã, na Holanda, a administração do Aeroporto Schiphol pediu para uma empresa de suinocultura uma encomenda de 20 porcos. O pedido foi feito para testar um novo projeto com o objetivo de dar mais segurança às aeronaves, impedindo colisões entre aves e aviões.

continua após publicidade

Os porcos ficam soltos em um terreno de cinco acres próximo ao aeroporto. No local, há uma plantação de beterraba, apenas com os restos da colheita, o que atrai muitas aves, como gansos.

A função dos suínos é comer as sobras e deixar a área menos atrativa para os visitantes voadores. E, como carnívoros, eles ainda têm o ímpeto de atacar as aves, mas como não possuem velocidade suficiente para alcançá-las, eles conseguem espantar sem machucar, funcionando como espantalhos vivos.

continua após publicidade

O projeto foi testado durante quatro semanas, até o início de novembro. Com os dados coletados, uma análise será feita para avaliar a efetividade do método. Willemeike Koster, porta-voz do Aeroporto Schiphol, disse em entrevista à CNN que ocorreram cerca de 150 colisões entre aves e aviões em 2020.

Esse tipo de acidente pode oferecer sérios perigos, principalmente se os animais forem sugados pelos motores das aeronaves.

O aeroporto já vinha aplicando estratégias para tentar diminuir os riscos, antes mesmo de encomendar os porcos. Atualmente, 20 controladores de aves estão trabalhando no local utilizando tecnologias como raio laser e emissão de sons. Além disso, plantas especiais são colocadas nas áreas da região.

Fonte: Último Segundo

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Aeroporto ‘contrata’ porcos para garantir segurança a aviões"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!