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Municípios paranaenses discutem proposta curricular unificada

Secretários e presidentes dos Conselhos Municipais de Educação de 17 municípios que têm autonomia para definir as próprias normas educacionais estiveram reunidos nesta segunda-feira (18), em Curitiba, com representantes do Comitê Gestor da Base Nacional C

Da Redação

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Municípios paranaenses discutem proposta curricular unificada
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Municípios paranaenses discutem proposta curricular unificada
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Publicado em 19.06.2018, 20:24:00 Editado em 19.06.2018, 10:37:05
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Secretários e presidentes dos Conselhos Municipais de Educação de 17 municípios que têm autonomia para definir as próprias normas educacionais estiveram reunidos nesta segunda-feira (18), em Curitiba, com representantes do Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná para discutir a implementação da proposta curricular unificada no Estado.

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No encontro foi apresentado aos municípios o referencial curricular proposto para a implementação da nova proposta curricular no Paraná, que já foi adotado por 382 municípios que seguem a deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE).

O objetivo do encontro é fazer com que os 17 municípios autônomos também aceitem a proposta estadual.

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“O objetivo é termos um referencial curricular para todas as redes de ensino, que facilite o que deve ser ensinado no processo de escolarização em todas as disciplinas, além de contribuir para o planejamento escolar, formação dos professores e adaptação dos alunos”, explicou o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação e coordenador estadual da BNCC, Cassiano Nascimento Ogliari.

Ogliari lembrou que, apensar da proposta de unificar o sistema educacional do Estado em torno de um referencial curricular, o documento garante aos municípios e escolas a autonomia pedagógica. “O que definimos nesse referencial são princípios, direitos de aprendizagem e orientações paras as redes de ensino, mas resguardando a autonomia dos municípios e escolas”, frisou.

MUNICÍPIOS – Pinhalão, no Norte Pioneiro, possui seis escolas com 850 alunos matriculados. O secretário de Educação do município, Mário Nogueira da Silva, disse que um sistema unificado beneficiará a adaptação dos estudantes transferidos de cidade.

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“Essa proposta é importante para que os municípios, mesmo aqueles com sistemas próprios de ensino, trabalhem juntos para que o Estado tenha a mesma proposta curricular. Assim, quando o aluno mudar de um município para outro, terá o mesmo conteúdo e não será prejudicado”, disse o secretário.

O município de Faxinal, no Vale do Ivaí, tem 2 mil alunos matriculados em seis escolas e seis Centros Municipais de Educação Infantil. A secretária de Educação, Eliane Felício de Souza Tonin, disse que as discussões são importantes para unificar a proposta curricular respeitando as individualidades de cada município.

“Essas discussões são fundamentais para ter uma unanimidade de Norte a Sul do país, respeitando a individualidade de cada região e de cada município”, disse Eliane.

COMITÊ GESTOR – O Comitê Gestor da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Paraná é formado por representantes da Secretaria de Estado da Educação, conselho Estadual de Educação (CEE), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

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