Telescópio descobre 10 exoplanetas onde poderá existir água em estado líquido

.

A equipe de telescópio espacial da Kepler da NASA identificou 219 novos planetaw, 10 dos quais são do tamanho da Terra e em zona habitável de sua estrela Foto: NASA / JPL-Caltech

Cientistas que operam o telescópio espacial Kepler, da NASA, anunciaram nesta segunda-feira (19) a descoberta de 219 novos planetas fora do sistema solar (exoplanetas), 10 dos quais de tamanho semelhante à Terra e onde água em estado líquido poderá hipoteticamente existir.

No total, o telescópio Kepler já detetou 4.034 exoplanetas, dos quais 2.335 foram confirmados por outros telescópios, anunciou a NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.

Crédito:Nasa/Kepler

Cerca de 50 destes planetas distantes são de tamanho semelhante ao da Terra, incluindo os 10 anunciados hoje, e orbitam as respetivas estrelas na chamada "zona habitável", onde as condições gravitacionais e de temperatura permitem, hipoteticamente, a existência de água líquida, considerada condição essencial para a existência de vida tal como é conhecida.

Com informações e foto do portal da NASA