Cotidiano

Estação espacial vai receber microrganismos de Chernobyl 

.

A Estação Espacial Internacional da NASA vai receber microrganismos de Chernobyl  - Foto - NASA
A Estação Espacial Internacional da NASA vai receber microrganismos de Chernobyl - Foto - NASA

A nave cargueira espacial Dragon, dos EUA, levará na próxima semana cerca de uma tonelada de materiais para realização de experiências científicas. Entre o que vai ser transportado pela Dragon estão microrganismos de Chernobyl (Ucrânia), detalhou a cientista Camille Alleyne, do programa da Estação Espacial Internacional (sigla em inglês ISS) da NASA.

Em 20 de julho, a Dragon, da empresa SpaceX, começará o voo a partir da base de lançamentos de Cabo Canaveral, acoplada a um veículo de lançamento Falcon 9. "A pesquisa da Universidade Tecnológica de Califórnia tem como base de foco a influência de microgravitação sobre microrganismos retirados do local da explosão nuclear em Chernobyl", enfatizou Alleyne. De acordo com a cientista, os resultados da pesquisa vão balizar novos procedimentos na medicina e agricultura.

ESTUDO DO DNA - Além dos microrganismos de Chernobyl, a nave espacial cargueira vai transportar até a estação materiais para estudos do DNA.

VIDA MICROBIANA  Anteriormente, cientistas russos localizaram vida microbiana na superfície da ISS.Os russos confirmaram que os organismos podem viver em gravidade zero, temperaturas extremamente baixas e suportam a radiação cósmica.

BACTÉRIAS PROSPERAM - Apesar das condições adversas, os cientistas relataram que as bactérias estavam prosperando na superfície da ISS e poderiam viver lá por vários anos.  A descoberta russa confirma que micróbios extraterrestres podem prosperar no espaço profundo.