MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Inteligência artificial surpreende cientistas ao coordenar experimento de Física

Uma equipe de físicos australianos criou um programa de inteligência artificial, para servir como assistente de pesquisas relacionadas à mecânica quântica. O programa rapidamente tomou o controle do experimento, chegando até mesmo a aprimorá-lo.Os cientis

Da Redação

·
Foto: cAFP
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: cAFP
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.05.2016, 00:13:00 Editado em 27.04.2020, 19:50:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma equipe de físicos australianos criou um programa de inteligência artificial, para servir como assistente de pesquisas relacionadas à mecânica quântica. O programa rapidamente tomou o controle do experimento, chegando até mesmo a aprimorá-lo.

continua após publicidade

Os cientistas desejavam recriar o experimento vencedor do Prêmio Nobel de Física de 2001, o qual se baseava em um gás com temperatura próxima ao Zero Absoluto (-273,15ºC) preso entre dois raios laser, conhecido como condensado de Bose-Einstein.

Durante o experimento, 40 milhões de átomos foram presos entre a intersecção dos raios laser. A equipe então fez uso de campos magnéticos para reduzir a temperatura das partículas para cerca de um milionésimo a mais do que o Zero Absoluto.

continua após publicidade

Os pesquisadores utilizaram a inteligência artificial para controlar os lasers durante o resfriamento, ajustando a potência dos raios minuciosamente para expulsar os átomos mais energéticos sem perder os mais frios. O software de inteligência artificial foi capaz de realizar o processo dez vezes mais rápido do que um software comum faria.

As conclusões obtidas com tais experimentos podem ser aplicadas à exploração mineral ou à sistemas de navegação que são extremamente sensíveis a distúrbios e que precisem de cálculos precisos, tais como análises de pequenas mudanças no campo magnético da Terra ou em sua gravidade.

Por enquanto, os especialistas afirmam que a nova técnica trará origem a experimentos maiores e melhores. A pesquisa, intitulada Fast machine-learning online optimization of ultra-cold-atom experiments foi publicada na revista científica Scientific Reports.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Inteligência artificial surpreende cientistas ao coordenar experimento de Física"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!